Fechar
GP1

Porto - Piauí

Procurador investiga irregularidades na gestão de Manin Geronço

Ele vai apurar supostas irregularidades detectadas na aplicação de recursos públicos repassados ao município de Porto, exercício de 2015.

O ex-prefeito de Porto, Francisco Geronço, mais conhecido como “Manin Geronço”, está sendo alvo de investigação em inquérito civil instaurado pelo procurador Antônio Cavalcante de Oliveira Júnior, do Ministério Público Federal no Piauí (MPF-PI).

O procurador explicou na portaria de nº 134, de 13 de novembro, que havia sido instaurado um procedimento preparatório de nº 1.27.000.000957/2017-40 para apurar supostas irregularidades detectadas na aplicação de recursos públicos repassados ao município de Porto, exercício de 2015, conforme Relatório de Inspeção Extraordinária produzido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).

  • Foto: Facebook/Manin GeronçoEx-prefeito Manin GeronçoEx-prefeito Manin Geronço

Nesse relatório do TCE foram constatadas transferências online da conta do Fundeb para conta sem identificação, com pagamentos e movimentações bancárias efetuadas sem prévio empenho e programação financeira. A conta onde ocorreu as transferências, não estava na relação do município.

Com o fim do prazo de investigação e a necessidade de continuar colhendo informações, o procurador decidiu converter o procedimento em inquérito civil, para continuar a apurando a aplicação de recursos federais.

“É função institucional zelar pelo efetivo respeito dos poderes públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Constituição Federal, promovendo as medidas necessárias à sua garantia, bem como promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, da probidade administrativa e de outros interesses difusos e coletivos”, explicou o procurador.

Outro lado

Procurado pelo GP1 nessa quinta-feira (16), o ex-prefeito não foi localizado para comentar o caso. O GP1 fica aberto a quaisquer esclarecimentos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.