Fechar
GP1

Política

Procurador Kelston Lages vai investigar Wellington Dias

O Procurador decidiu instaurar o procedimento após denúncia do GP1 de que o senador e candidato ao Governo pelo PT utilizou servidores e verba do Senado na campanha eleitoral.

Imagem: Brunno Suênio/GP1 Procurador Regional Eleitoral, Keston Lages(Imagem:Brunno Suênio/GP1) Procurador Regional Eleitoral, Keslton Lages
A Procuradoria Regional Eleitoral no Piauí, através da Comissão de Propaganda e outros Ilícitos Eleitorais, vai investigar a denúncia de suposto abuso econômico e político por parte do senador e candidato ao governo Wellington Dias após matéria intitulada “Wellington Dias utiliza servidores e verba do Senado na campanha eleitoral”, publicada no GP1 nesta quarta-feira (30).

De acordo com o procurador eleitoral Kelston Lages, a denúncia será apurada pela Comissão de Propaganda e outros Ilícitos Eleitorais, através de um dos procuradores auxiliares, que deve analisar as práticas de conduta vedada ou eventual abuso de poder político.
Imagem: GP1Wellington Dias(Imagem:GP1)Wellington Dias
“Em tese, esses fatos podem vir a configurar isso, mas para verificar a procedência ou não, o procurador a quem for distribuído esse procedimento vai fazer diversas diligências que ele entender necessárias para esclarecer esses fatos”, explicou o procurador.

Em sendo comprovado os fatos apurados, o Procurador Eleitoral, Kelston Lages, deve abrir uma ação judicial contra o candidato Wellington Dias. “Uma vez investigados esses fatos, isso pode ensejar uma ação de investigação judicial por abuso de poder político ou econômico, que é da minha competência”, finalizou o procurador Kelston Lages.

Entenda o caso

O senador e candidato ao governo, Wellington Dias, (PT) realizou várias viagens ao sul do Estado, acompanhado de seus assessores, servidores do Senado, durante o período da pré-campanha, no mês de junho. De acordo com o regimento do Senado, é vedada a utilização de servidores dos gabinetes dos parlamentares como cabos eleitorais, situação que vem acontecendo com frequência durante visitas do candidato petista a cidades do interior.

Em pesquisa ao sítio do Senado Federal, o GP1 encontrou vários extratos de pagamentos de hospedagem e combustível a servidores com a verba indenizatória no mês de junho. Durante as viagens, o assessor do Senado, Álvaro Carneiro, acompanhou o candidato Wellington Dias, utilizando a cota mensal disponibilizada para que o parlamentar custeasse as atividades relacionadas ao seu mandato.

O GP1 ouviu um especialista em Direito Eleitoral que afirmou que a utilização de servidores, pagamento de combustível e hospedagem para fins políticos configuram desvio de conduta já que não se enquadram nas atividades do mandato.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.