Fechar
GP1

Mundo

Procuradoria pede prisão da ex-presidente da Coreia do Sul

Park Geun-hye foi destituída do cargo no início do mês após escândalo de abuso de poder.

O Ministério Público da Coreia do Sul solicitou nesta segunda-feira (27), a detenção da ex-presidente Park Geun-hye por acusações de corrupção relacionadas com o caso da “Rasputina”, que já foi destituída como chefe de Estado no início deste mês.

De acordo com informações do G1, os investigadores consideram que Park é suspeita de suborno, abuso de poder, coação e de revelar segredos de Estado a sua amiga Choi Soon-sil conhecida como “Rasputina” por sua proximidade com a ex-presidente. “Seria injusto não pedir uma ordem (de detenção) levando em conta que sua cúmplice Choi Soon-sil, assim como os funcionários que seguiram suas ordens e aqueles que pagaram subornos, foram todos detidos”, diz o comunicado da procuradoria.

  • Foto: Jeon Heon-kyun / Pool / ReutersPark Geun-hyePark Geun-hye

Depois de perder sua imunidade presidencial ao ser destituída no último dia 10 de março, Park se submeteu na semana passada a um interrogatório dos procuradores que durou mais de 21 horas e no qual, a ex-presidente, de 65 anos, insistiu em sua inocência. “Foram recolhidas muitas provas até agora, como a suspeita nega a maioria das acusações criminais, existe a possiblidade que tenha destruído provas”, acrescenta a procuradoria.

Os investigadores ressaltam que estas acusações são muito sérias, já que acreditam ter provado que Park abusou "de seu poderoso cargo e autoridade" na hora de permitir que Choi extorquisse empresas e de repassá-la segredos de Estado, apesar de a amiga não ostentar qualquer cargo público. Até agora 30 pessoas foram acusadas pelo escândalo da "Rasputina", que envolve 53 empresas, entre elas gigantes como LG, Hyundai e Samsung.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.