Economia e Negócios

Produto Interno Bruto avança 0,2% no segundo trimestre de 2017

Dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (01).

NAYRANA MEIRELES

- atualizado

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (01), a economia brasileira cresceu 0,2% no segundo trimestre, em relação aos três primeiros meses deste ano. Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 1,639 trilhão.

O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. No primeiro trimestre, a economia avançou 1,0%, interrompendo uma sequência de dois anos de PIB negativo.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Supermercado CarvalhoSupermercado

Quando comparado ao segundo trimestre de 2016, o PIB teve variação positiva de 0,3%. Já no acumulado de quatro trimestres, o PIB caiu 1,4% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. No primeiro semestre deste ano, o PIB apresentou variação nula de 0,0% em relação ao primeiro semestre de 2016.

Pela ótica da despesa, o consumo das famílias voltou a crescer após nove trimestres de queda, com expansão de 1,4%. Já os gastos do governo recuaram 0,9% e a formação bruta de capital Fixo recuou 0,7%. Nos serviços, destacaram-se as altas em comércio, com aumento de 1,9%, atividades imobiliárias e outros serviços, com 0,8% e atividade de transporte, armazenagem e correio, com crescimento de 0,6%.

Mais conteúdo sobre:

MAIS NA WEB