Fechar
GP1

Piauí

Produtores piauienses receberão atendimento especializado

Esta semana, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realiza uma capacitação para os técnicos e supervisores do Programa Sertão Empreendedor.

Esta semana, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realiza uma capacitação para os técnicos e supervisores do Programa Sertão Empreendedor, executado pela instituição em  36 municípios do semiárido piauiense.

“O objetivo é que esses profissionais, que atuam no atendimento aos criadores de caprinos e ovinos, possam conhecer técnicas modernas de manejo sanitário, alimentar e reprodutivo de animais, para repassá-las aos produtores”, afirma o gestor do Programa Sertão Empreendedor, Robson Santos.

Participam da capacitação, que teve início hoje (24) em Picos, 15 técnicos de campo e três supervisores. Serão 48 horas de aulas práticas e teóricas, ministradas até sábado (29), pelo médico veterinário Domingos Ribeiro.

“É uma forma de termos técnicos cada vez mais qualificados para atender os cerca de 500 produtores de ovinos e caprinos do semiárido. A ideia é que aperfeiçoando o manejo dos animais, as propriedades se tornem mais produtivas e competitivas, garantindo renda e melhor qualidade de vida para os empreendedores rurais”, destaca Robson Santos.

Entre as tecnologias inovadoras que serão apresentadas na capacitação estão: profilaxia do rebanho com vacinas, limpeza e desinfecção das instalações; raças mais adaptadas 

às condições do semiárido; e feno e silagem para conservação das pastagens.

“Esse é um curso totalmente voltado para profissionais que trabalham com o homem do campo, envolvendo tudo o que diz respeito ao dia a dia da propriedade rural”, comenta o médico veterinário Domingos Ribeiro.

Sertão empreendedor

O Programa Sertão Empreendedor é executado 36 municípios do semiárido piauiense, beneficiando mais de 600 produtores das cadeias da ovinocaprinocultura, apicultura, fruticultura, piscicultura e horticultura, esta última focada no resgate da cultura do alho naquela região.

Somente este ano já foram realizadas mais de nove mil horas de consultorias e cerca de 150 capacitações, entre cursos, palestras e oficinas para os empreendedores do campo.

O Sebrae promoveu também, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar no Piauí, uma missão técnica para a cidade de Cristópolis (BA), que é referência no país em cultivo de alho, por meio da tecnologia de Alho Livre de Vírus, ALV.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.