Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Professores da UFPI decidem início de greve dia 16 de novembro

"Para os docentes associados da ADUFPI, a melhor proposta seria adiantar a votação da greve da categoria para o dia 16 de novembro”, disse Jurandir Lima, presidente da ADUFPI.

Os docentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) decidiram realizar uma nova assembleia geral, que está prevista para acontecer no próximo dia 16 de novembro. O encontro pretende ter uma pauta única, a votação da deflagração da greve dos professores da instituição.

As assembleias realizadas durante esta semana tiveram por objetivo discutir o indicativo de greve docente do setor. “A proposta do ANDES, um calendário de ações de mobilizações com uma proposta de votação da greve do setor entre os dias 21 e 24 deste mês, foi levada para as assembleias ocorridas nos Campi. Contudo, os docentes de Teresina, Picos, Bom Jesus e Floriano não aceitaram o calendário do Andes na sua integralidade. Para os docentes associados da ADUFPI, a melhor proposta seria adiantar a votação da greve da categoria para o dia 16 de novembro”, disse Jurandir Lima, presidente da ADUFPI.

  • Foto: Lucas Dias/GP1UFPIUFPI

A última assembleia foi realizada nesta sexta-feira (11) em Parnaíba, mas o resultado foi bem diferente dos demais campi. “Os professores de Parnaíba não aceitaram nenhuma das propostas. Eles recusaram o calendário do ANDES e se abstiveram em relação ao calendário de voto da deflagração da greve docente na UFPI”, informou.

Estado Permanente de Construção da Greve Geral

Por unanimidade, a ADUFPI aprovou em assembleia realizada na tarde da dia 24 de outubro, o Estado Permanente de Mobilização para Construção da Greve Geral. Entre as pautas estavam a discussão sobre a PEC 241 – que congela os gastos públicos por 20 anos – e o encaminhamento do movimento.

Greve dos servidores técnicos da UFPI

Em uma assembleia geral realizada também nno dia 24 de outubro, o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (Sintufpi) decidiu deflagrar uma greve por tempo indeterminado na instituição. Segundo o presidente do Sintufpi, Alberto Oliveira, a decisão já foi oficializada ao reitor.

“Essa decisão foi tomada por nós na segunda-feira pela manhã para acompanhar o nacional e deflagrar a greve. Já oficializamos a nossa decisão ao reitor. Todos os técnicos da instituição vão aderir ao movimento”, informou o presidente. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.