Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Professores da UFPI podem deflagrar greve em novembro

“Estamos nos mobilizando, discutindo com a categoria que ainda está dividida quanto a greve e ao seu formato, se esvaziando ou ocupando a Universidade”, disse o presidente da ADUFPI, Jurandir

Os docentes, técnicos e estudantes da UFPI se reuniram em uma assembleia realizada nesta terça-feira (25). Na ocasião, eles discutiram a PEC 241/2016, aprovada na câmara dos deputado. Os professores da Associação dos Docentes da UFPI (Adufpi), propuseram um nova assembleia para o mês de novembro para decidir sobre a deflagração de uma greve geral.

Além dos professores, estiveram presentes na assembleia representantes do SINTUFPI, do DCE-UFPI e da ADUFPI. Foram feitas propostas de ações práticas e discussão sobre a construção de um modelo de greve. “Estamos nos mobilizando, discutindo com a categoria que ainda está dividida quanto a greve e ao seu formato, se esvaziando ou ocupando a Universidade”, disse o presidente da ADUFPI, Jurandir Lima.

  • Foto: Lucas Dias/GP1UFPIUFPI

“Não devemos fazer greve por fazer. Isso inclusive foi manifestado por professores durante assembleia realizada ontem (24), que destacaram que o momento não é de esvaziar a Universidade, mas sim de ocupar como está sendo feito. Entendemos que existem outras formas de combater as reformas que desestruturam a educação e a ADUFPI vai continuar apoiando todas as ações contra esses ataques que temos sofrido. Nós apoiamos a ocupação e a greve dos técnicos administrativos”, declarou o presidente da entidade.

Estado Permanente de Construção da Greve Geral

Por unanimidade, a ADUFPI aprovou em assembleia realizada na tarde da última segunda-feira (24), o Estado Permanente de Mobilização para Construção da Greve Geral. Entre as pautas estavam a discussão sobre a PEC 241 – que congela os gastos públicos por 20 anos – e o encaminhamento do movimento.

Greve dos servidores técnicos da UFPI

Em uma assembleia geral realizada também na última segunda-feira (24), o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (Sintufpi) decidiu deflagrar uma greve por tempo indeterminado na instituição. Segundo o presidente do Sintufpi, Alberto Oliveira, a decisão já foi oficializada ao reitor.

“Essa decisão foi tomada por nós na segunda-feira pela manhã para acompanhar o nacional e deflagrar a greve. Já oficializamos a nossa decisão ao reitor. Todos os técnicos da instituição vão aderir ao movimento”, informou o presidente. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.