Fechar
GP1

Política

Projeto de Ciro quer aumentar número de transplantes de órgãos

O projeto quer obrigar a operadora de plano ou seguro privado de assistência à saúde a garantir a cobertura dos exames necessários à comprovação do diagnóstico de morte encefálica.

Está tramitando na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal projeto de lei de Ciro Nogueira (PP) que tem como objetivo facilitar a doação, em casos de morte encefálica, e aumentar o número de transplantes de órgãos no país.

O PLS 21/2014, altera a Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997, que dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento, para obrigar a operadora de plano ou seguro privado de assistência à saúde a garantir a cobertura dos exames necessários à comprovação do diagnóstico de morte encefálica e a autorizar a realização desses exames no prazo máximo de três horas.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Seandor Ciro Nogueira (PP).Seandor Ciro Nogueira (PP).

Em sua justificativa para aprovação do projeto, Ciro Nogueira afirmou que com a realização de exames de forma mais rápida, obrigando que as operadoras autorizem os exames em no máximo três horas, poderá viabilizar a integridade dos órgãos, favorecendo a doação.

“As operadoras de planos e seguros privados de assistência à saúde demoram muito para autorizar os exames necessários à comprovação do diagnóstico de morte encefálica dos pacientes internados com a cobertura de plano ou seguro. Muitas vezes, o paciente apresenta parada cardíaca antes dessa comprovação, o que acaba inviabilizando a doação e o aproveitamento de órgãos, tecidos e partes de seu corpo para transplante”, explicou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.