Fechar
GP1

Piauí

Projeto de lei institui o dia de Combate à Obesidade no Piauí

A data será comemorada anualmente, dia 11 de novembro, e fará parte do calendário oficial de eventos do Estado do Piauí.

O deputado B.Sá (PP) apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) o projeto de lei de nº 125, de 12 de dezembro de 2017, que institui o dia de Combate à Obesidade no Estado do Piauí. A data será comemorada anualmente, dia 11 de novembro, e fará parte do calendário oficial de eventos do Estado do Piauí, informou a Alepi.

Segundo o parlamentar a obesidade “é considerada uma epidemia mundial independente das condições econômicas e sociais de cada pessoa”. No Piauí, pesquisas apontam 51,6% dos teresinenses estão com excessos de peso. O dado é 6,1% menor que o índice nacional, e classifica Teresina em oitavo lugar dentre as capitais brasileiras. O risco aumenta a mortalidade e a obesidade tem sido alvo de muitos estudos para elucidar os aspectos da síndrome e suas conseqüências.

  • Foto: Facebook/Bessah SáBessah SáBessah Sá

De acordo com as pesquisas do Ministério da Saúde, uma em cada cinco pessoas no Brasil está acima do peso. Os números fazem parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para doenças crônicas realizadas nas capitais brasileiras com 53,2 mil pessoas maiores de 18 anos.O crescimento da obesidade tem contribuído para o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão. As doenças crônicas podem matar.

Segundo os números do Ministério da Saúde, o diagnóstico de diabetes passou de 5,5% em 2006, para 8,9%, em 2016. O índice da obesidade aumenta com o avanço da idade, mas, entre os brasileiros de 25 a 44 anos, o indicador é alto: 17%.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.