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Projeto de leitura faz escola piauiense atingir melhores notas no Enem

Cemti João Henrique de Almeida Sousa implantou o Ciclo de Leitura e Produção Textual e ampliou o acervo literário.

As maiores notas na redação do Enem, entre as escolas da rede pública de ensino do Estado, estão no Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) João Henrique de Almeida Sousa. A escola situada na zona Sul de Teresina, no bairro Morada Nova, atingiu esse patamar depois de implantar o Projeto Ciclo de Leitura e Produção Textual.

O projeto estimula e desenvolve nos alunos o hábito da leitura. No 1º ano do Ensino Médio, os alunos leem as obras literárias clássicas e as dramatizam. No 2º ano, além da leitura, os alunos fazem a produção textual e no 3º ano acontece a culminância. Esses alunos, além de lerem as obras, escrevem um livro.

O livro produzido em 2014 está quase pronto e contém 86 textos escritos por todos os alunos do 3º ano do Ensino Médio. A solenidade de lançamento, ainda sem data marcada, deve acontecer nos mesmos moldes da primeira edição da Antologia de Poemas e Crônicas: Minha vida com e sem ti.

Este ano, a escola tem três turmas de 3º ano, então a produção literária de 2015 deverá contar com 120 textos. Entre eles estarão os produzidos por Ana Caroline Pereira e Fernando Viana, alunos do Cemti. Os dois contam como o projeto Ciclo de Leitura e Produção Textual conseguiu transformar e criar neles o hábito da leitura.
Imagem: João PioAlunos Ana Caroline e Fernando Viana, do Cemti João Henrique de Almeida Sousa(Imagem:João Pio)Alunos Ana Caroline e Fernando Viana, do Cemti João Henrique de Almeida Sousa
“Antes de entrar na escola eu não tinha o hábito da leitura, passei a desenvolver isso aqui. Desde o 1º ano, a escola oferece aos alunos livros da literatura clássica, para ampliarmos o vocabulário e desenvolvermos melhor nossas redações. Com a leitura temos um leque maior de informações para nossas dissertações”, afirmou Ana Caroline Pereira, aluna do 3º ano do Cemti João Henrique de Almeida Sousa.

Para Fernando, que entrou na escola somente no 2º ano do Ensino Médio, o projeto deu impulso para pensar na profissão que irá seguir no futuro. “Esse hábito de ler vai me ajudar bastante, porque quero seguir carreira em Relações Internacionais e, por isso, preciso ter uma mente aberta, um leque maior de informações sobre a nossa cultura, para expor para outros países”, disse o aluno do 3º ano do Ensino Médio do Cemti João Henrique de Almeida Sousa, Fernando Viana.
Imagem: João PioAlunos Ana Caroline e Fernando Viana, do Cemti João Henrique de Almeida Sousa(Imagem:João Pio)Alunos Ana Caroline e Fernando Viana, do Cemti João Henrique de Almeida Sousa

O Projeto Ciclo de Leitura e Produção Textual e a redação do Enem

O Ciclo de Leitura e Produção Textual, implantado no Cemti João Henrique de Almeida Sousa, em 2012, conseguiu a aceitação dos alunos, que passaram a dar mais importância à leitura. O reflexo disso é visto nos últimos anos nas provas de redação do Enem. “Os alunos aceitaram bem. A prova disso é o resultado que temos hoje na redação do Enem. Nós somos a primeira escola do Estado. Nos últimos três anos temos a melhor nota de redação do Enem entre as escolas públicas do Piauí”, afirmou Gideão Machado, diretor do Cemti João Henrique de Almeida Sousa.
Imagem: João PioProfessores de Língua Portuguesa, do Cemti João Henrique de Almeida Sousa(Imagem:João Pio)Professores de Língua Portuguesa, do Cemti João Henrique de Almeida Sousa
A cada dois meses, os alunos leem obras da literatura clássica. Em média são seis livros por ano. Ana Caroline e Fernando contam que as primeiras notas na redação do Enem foram baixas e que depois do projeto houve evolução. “No 1º ano, a minha nota no Enem foi muito baixa e já no ano passado eu consegui melhorar, e na redação deste ano a minha meta é atingir 900 pontos”, disse Ana Caroline Pereira.

“Quando eu cheguei aqui a minha primeira nota na redação foi um desastre, mas os professores me ensinaram mais e mais. Passaram livros para eu enriquecer meu vocabulário, fui melhorando e minha nota na redação do Enem chegou a 800 no ano passado”, disse Fernando Viana.

O projeto Ciclo de Leitura e Produção Textual

A carência em alguns índices das competências e habilidades que são cobradas pelo Enem foi o principal motivo do surgimento do projeto. “Uma falha que existe hoje no Ensino Médio é a capacidade de argumentação dos alunos e isso é apontado pela deficiência de leitura apresentada no seu histórico discente. Então passamos a fazê-los ler na escola”, disse Gideão Machado, diretor do Cemti João Henrique de Almeida Sousa.
Imagem: João PioGideão Machado, diretor do Cemti João Henrique de Almeida Sousa(Imagem:João Pio)Gideão Machado, diretor do Cemti João Henrique de Almeida Sousa
A gestão da escola, em conjunto com os professores de Língua Portuguesa, desenvolveu o Projeto Ciclo de Leitura e Produção Textual e através do ProEMI, que é um financiamento do PDDE, conseguiu verba para aumentar o acervo literário da escola.

As disciplinas de Literatura, Redação e Gramática passaram a trabalhar em conjunto. O professor de Literatura elenca algumas obras para que o aluno possa ler e reconhecer as características literárias da escola nessa obra, na aula de Redação os alunos desenvolvem textos baseados na leitura feita e na disciplina de Gramática a professora verifica a linguagem normativa.

“Tudo aqui é direcionado para o Enem. Seja o gênero textual, seja a tipologia, tudo baseado nos critérios de correção do Enem. Não tem como, sendo bem planejado, o aluno não se dar bem na redação”, afirmou a professora de Gramática, Mailda Lima.

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