Fechar
GP1

Política

Promotor de Justiça denuncia ex-prefeito Lourival Bezerra à Justiça

O ex-prefeito ainda foi denunciado por associação criminosa e fraude em licitações. Se condenado o ex-gestor poderá pegar até 15 anos de cadeia.

O promotor de Justiça Sérgio Reis Coelho, da Comarca de Esperantina, ofereceu denúncia contra o ex-prefeito Lourival Bezerra Freitas por infração aos artigos 288 (Associarem-se 3 (três) ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes) e 316 do Código Penal (Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida).
Imagem: DivulgaçãoLourival Bezerra(Imagem:Divulgação)Lourival Bezerra
O ex-prefeito foi ainda denunciado por infringir o art.90 (frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o intuito de obter, para si ou para outrem, vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação) da Lei 8.666/93. Se condenado o ex-prefeito poderá pegar até 15 anos de cadeia.

Na mesma ação também foram denunciados Cristóvão do Nascimento, por associação criminosa, concussão e fraude em licitação (arts. 288 e 316 do Código Penal e 90 da Lei 8.666/93), Francisco das Chagas Magalhães Lima, conhecido “Chaguinha”, por associação criminosa (art.288 do Código Penal) e Lysmara Amorim Castro, por falso testemunho (art.342, do Código Penal).
Imagem: DivulgaçãoChaguinha (à esquerda) e Cristóvão do Nascimento(Imagem:Divulgação)Chaguinha (à esquerda) e Cristóvão do Nascimento
Segundo a denúncia Lourival, Cristovão e Chaguinha “associaram-se para o fim de cometer crimes. Para isto fraudaram, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo de procedimento licitatório, com o intuito de obter, para sim ou para outrem vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação e, por fim, exigiram para si ou para outrem, em razão da função pública, vantagem indevida, no caso, dinheiro”.

Segundo Inquérito Policial um esquema de fraudes a licitação e cobranças de propinas foi desencadeado na Prefeitura de Esperantina. As investigações tiveram início com a “Noticia Crime” feita pelo empresário Edmilson Portela Pires, conhecido “Didi do Açougue”, que participou de procedimento licitatório que tinha como finalidade a aquisição de gêneros alimentícios para a merenda escolar. A testemunha relatou que quando houve a homologação da licitação e a celebração do contrato, o então prefeito Lourival Bezerra passou a exigir o pagamento de uma porcentagem sobre os valores que seriam faturados para a empresa Jose Mesquita de Resende como condição para o cumprimento do contrato licitado.

O então prefeito exigiu 20% dos três primeiros pagamentos do valor total faturado, mas “Didi do Açougue” alegou que não tinha condição financeira e acertou baixar o percentual para 15%. Se sentido lesado o empresário decidiu gravar o pagamento dos valores exigidos.
Imagem: Blog do CoveiroPromotor Sérgio Reis(Imagem:Blog do Coveiro)Promotor Sérgio Reis
De acordo com o promotor foi juntado aos autos material audiovisual que Cristovão do Nascimento “faz um amplo relato de modo como a associação criminosa fraudava as licitações em Esperantina”.

Chaguinha Magalhães também é mencionado, precisamente por Lysmara Amorim Castro que afirma que o mesmo é quem orientava Lourival a direcionar as licitações.

Já Lysmara, segundo o promotor, “tinha conhecimento da conduta criminosa de Lourival, Cristovão e Chaguinha, mas preferiu negar os fatos perante a autoridade policial”.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.