Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Motoristas de ônibus suspendem paralisação em Teresina

Fernando Feijão afirmou que os empresários alegaram que a PMT não havia repassado o dinheiro para eles.

Por volta de meio dia desta quinta-feira (21), após assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro-PI), os trabalhadores decidiram suspender a paralisação que havia sido iniciada no começo da manhã. Diariamente os ônibus coletivos de Teresina começam a circular às 4h30.

Fernando Feijão, presidente do Sintetro, relatou ao GP1 como ficou resolvida a situação entre a classe e os empresários. “Suspendemos o movimento agora porque eles estão depositando o dinheiro nas contas dos empregados, inclusive uma das empresas já depositou, porém vamos aguardar até às 16 horas, que foi o prazo acordado com os empresários, para esperar que todos eles depositem os salários nas contas dos motoristas, cobradores e fiscais”, disse.

Fernando Feijão pontuou que os empresários alegaram que a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) não havia repassado o dinheiro para eles e que esse repasse só aconteceu hoje (21) pela manhã, após ter iniciado o movimento de paralisação. “O fato é que nós atingimos o nosso objetivo, que é o pagamento dos trabalhadores”, declarou.

O presidente do Sintetro foi questionado sobre quando houve a decisão da paralisação e se a classe acredita que realizar um movimento sem aviso prévio pode ser considerado legal. “Decidimos parar ontem (20) à noite, depois que nenhum trabalhador recebeu o pagamento. Esperamos até às 20 horas e tivemos que tomar essa atitude por volta das 21 horas”, respondeu.

“Quanto ao fato de não ter acontecido o aviso, foi porque houve um descumprimento de uma convenção que aconteceu em janeiro, e alguns meses os empresários vem descumprindo o acordo, alegando que não tem como arcar. É a terceira vez que isso acontece apenas nesse ano”, explicou Fernando Feijão.

O Sintetro afirmou também que encaminhou um ofício para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na intenção do órgão intermediar uma reunião entre o Sindicato, a Prefeitura Municipal de Teresina e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut, sob o argumento de serem tomadas atitudes a fim de não haver mais paralisações do transporte coletivo na cidade.

Segundo a prefeitura, Teresina vem passando por melhorias profundas no sistema de transporte público da capital, que várias obras foram feitas e outras estão sendo realizadas para melhorar o sistema de transporte, como a construção de oito terminais de integração, implantação de corredores exclusivos para ônibus, asfaltamento de vias, com prioridade aquelas que são rotas do transporte público, além da implantação da integração, construção de novas pontes, viadutos e novas paradas de ônibus.

Nota de esclarecimento

Em nota de esclarecimento, a prefeitura de Teresina afirmou que foi pega de surpresa com a decisão da paralisação, pois não foi previamente comunicada “tendo em vista que a categoria não obedeceu os procedimentos legais de comunicação prévia do movimento à administração”.

Declarou ainda que sobre a questão financeira, “tem honrado todos os compromissos com o sistema de transporte público da capital. A pendência financeira alegada não ultrapassou 24 horas, conforme acordo firmado com os concessionários”.

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Teresina foi surpreendida com a paralisação abrupta por parte dos motoristas e cobradores de ônibus que operam no sistema de transporte público da capital, tendo em vista que a categoria não obedeceu os procedimentos legais de comunicação prévia do movimento à administração. Ainda assim, de forma emergencial e para minimizar os prejuízos aos usuários, a Prefeitura iniciou o cadastramento de veículos alternativos para operar o transporte público, enquanto perdurar o movimento.

A Prefeitura de Teresina ressalta que tem honrado todos os compromissos com o sistema de transporte público da capital. A pendência financeira alegada não ultrapassou 24 horas, conforme acordo firmado com os concessionários.

A administração municipal informa ainda que foi pago ainda na manhã desta quinta-feira, o valor de R$ 610.388, 21 e que a justificativa de não pagamento dos salários dos trabalhadores que operam no sistema por atraso no repasse não se sustenta, tendo em vista que o sistema arrecada R$ 10 milhões por mês.

Por fim, a Prefeitura informa ainda que adotará todas as medidas legais cabíveis na defesa dos interesses dos usuários do sistema, aplicando, de maneira efetiva, as sanções previstas no sistema como forma de garantir os serviços de qualidade aos usuários.


Atenciosamente

Prefeitura de Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.