Fechar
GP1

Piauí

Promotor é favorável à cassação do prefeito Alecxo Belo

O prefeito e o vice são investigados pela prática de abuso de poder econômico durante o processo eleitoral do ano de 2012.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarAlecxo Belo (Imagem:Reprodução)Alecxo Belo 
Já está na fase de alegações finais a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) proposta por Francisca Ivete do Nascimento Lima contra o prefeito de Dom Expedito Lopes, Alecxo de Moura Belo, e o vice-prefeito Francisco de Assis Marcolino Dantas, que tramita na 62ª Zona Eleitoral.

No dia 19 de agosto, o Ministério Público Eleitoral, através do promotor da 62ª Zona, Leonardo Fonseca, apresentou parecer se manifestando pela procedência da ação e pedindo que sejam aplicadas as sanções previstas no inciso XIV do artigo 22 da Lei Complementar nº 64/1990.

Francisca Ivete foi candidata à prefeita nas eleições de 2012 e pediu na ação a condenação do prefeito e o vice, com pedido de cassação de diploma e declaração de inelegibilidade.

O prefeito e o vice são investigados pela prática de abuso de poder econômico durante o processo eleitoral do ano de 2012, consistente, em síntese, nas seguintes condutas: captação ilícita de sufrágio, tentativa de desligamento de energia elétrica do município de Dom Expedito Lopes como forma de impedir a realização de comício e transporte irregular de eleitores no dia 07 de outubro de 2012, entre outras.

Os investigados alegaram a ilicitude das gravações apresentadas pela investigante e a inaplicabilidade da sanção de inelegibilidade, a inexistência de doação de dinheiro, consulta médica ou material de construção para eleitores visando obtenção de voto, inocorrência de contratação de terceiros para obstarem a realização de comício e de transporte irregular de eleitores na data do pleito.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.