Fechar
GP1

Piauí

Promotor investiga irregularidades no Hospital Municipal de Bertolínia

Por meio da portaria de nº 04/2016, de 28 de abril, o promotor informa que o hospital funciona em uma Unidade Básica de Saúde.

O promotor Adriano Fontenele instaurou inquérito civil para apurar irregularidades e para adequar o Hospital Municipal Rita Martins, localizada na cidade de Bertolínia, às normas sanitárias.

Por meio da portaria de nº 04/2016, de 28 de abril, o promotor informa que o hospital funciona em uma Unidade Básica de Saúde devido ao comprometimento da estrutura física do hospital, com risco de desabamento e sem previsão de construção de nova estrutura.

Explica ainda que o hospital funciona sem licença e que um relatório de inspeção realizado pela Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) constatou que lá não dispõe de estrutura e processos de trabalho em conformidade com as normas sanitárias vigentes, o que impossibilita internações clínicas e realização de procedimentos invasivos.

O promotor determinou que fosse encaminhado ofício ao secretário municipal de saúde, para que no prazo de dez dias apresente informações sobre o Hospital Municipal Rita Martins. Adriano Fontenele terá um ano para investigar o caso.

Imagem: TV Verdes Campos SatPrefeito de Bertolínia, Luciano Fonseca(Imagem:TV Verdes Campos Sat)Prefeito de Bertolínia, Luciano Fonseca

Outro lado

O GP1 entrou em contato com a prefeitura de Bertolínia, que por meio do assessor jurídico Max Weslley e do servidor Denilvan Ferreira, informaram que o Hospital não funciona desde o início da gestão do atual prefeito Luciano Fonseca.

Segundo o assessor jurídico, o hospital foi fechado devido as péssimas condições do local, mas que a cidade não está desassistida por causa disso, já que as Unidades Básicas de Saúde estão conseguindo atender a população. “O prefeito Luciano Fonseca encontrou o hospital com as paredes rachando, o piso cedendo, e para evitar que algo acontecesse, o hospital foi fechado. O prédio não está funcionando, mas está tendo atendimento nas Unidades Básicas da cidade, que possui uma equipe de médicos, só não são feitas cirurgias, pois não possui um local adequado, mas a prefeitura possui veículos que encaminham os pacientes”, afirmou Max Weslley.

Ele informou ainda que possui previsão de reforma do hospital, mas que o prefeito Luciano Fonseca está buscando recursos junto ao governo estadual. Wellington Dias já teria conversado com o prefeito sobre uma possível ajuda financeira para reformar o hospital. “O prefeito já conversou com o governador, que afirmou que ajudaria em relação ao hospital. Já está sendo planejado a elaboração de um projeto, para ser apresentado e reformar o hospital”, destacou.

Segundo o funcionário Denilvan Ferreira, a prefeitura tem trabalhado para atender a população. “Aqui temos UBS funcionando plenamente atendendo a população, fazemos transporte de pacientes, foi comprado um carro novo e logo deve ser entregue uma ambulância. Temos fisioterapeutas, fonoaudiólogos, equipes do PSF, além da área da saúde, o prefeito está fazendo a ampliação poliédrica do bairro Bacuri, ampliando os calçamentos, a construção de uma academia popular no centro da cidade, além da abertura de ruas e já foi iniciada a construção de uma creche em parceria com o governo. Também tivemos mais de 40 casas populares entregues, ampliação do sistema de distribuição de água, também temos destaque na área do esporte, da educação e assistência social”, destacou o servidor.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.