Fechar
GP1

Política

Promotora investiga contratações na prefeitura de Wall Ferraz

A portaria de abertura do procedimento foi assinada pela promotora Romana Leite Vieira no dia 25 de março.

O Ministério Público Estadual instaurou procedimento preparatório de inquérito civil para investigar contratações de familiares do presidente da Câmara de Wall Ferraz por parte da Casa Legislativa e da prefeitura do município, na gestão do ex-prefeito Adilson Pinheiro. A portaria de abertura do procedimento foi assinada pela promotora Romana Leite Vieira no dia 25 de março.

Para instaurar a investigação, a promotora considerou que o ex-presidente da Câmara Municipal de Wall Ferraz, o vereador Chichico Pinheiro, teria nomeado o próprio filho, Agleidson Pinheiro de Oliveira Leal, para ocupar o cargo de controlador interno da Câmara; que a esposa de Chichico, Maria Pinheiro de Oliveira Leal receberia R$ 600,00 (seiscentos reais) como chefe do setor, junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, nunca tendo prestado nenhum serviço; que o outro filho do ex-presidente, Alex Pinheiro de Oliveira, que por sua vez, sequer moraria em Wall Ferraz e recebeu recursos da prefeitura pela suposta prestação de serviços na recuperação de estradas no mês de abril de 2011.

A nomeação de Agleidson Pinheiro é de responsabilidade de Chichico Leal e as contratações  de Maria Pinheiro e Alex da prefeitura de Wall Ferraz. O ex-presidente da Câmara e atual vereador e o ex-prefeito Adilson Pinheiro são do mesmo partido, o PSB.

A promotora considerou ainda o Inquérito Civil Público de n. 014/2012, que versa sobre diversas irregularidades no Município de Wall Ferraz e que um parecer técnico do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público, sugeriu o desmembramento do referido procedimento, em outras linhas de investigação, para coleta de informações complementares.

O Ministério Público determinou que seja encaminhado ofício ao município de Wall Ferraz requisitando a cópia do termo de nomeação de Agleidson Pinheiro de Oliveira Leal e de Maria Pinheiro de Oliveira Leal, bem como empenhos e contracheques de ambos, e cópia do procedimento que culminou com a contratação de Alex Pinheiro de Oliveira, especificando todos os itens relativos à obra de recuperação de estradas, no mês de abril de 2011.

Outro lado

O GP1 entrou em contato com o vereador Chichico Leal, que afirmou que não há irregularidades nas contratações. “Não houve irregularidades”, resumiu.

O político disse que Agleidson Pinheiro deixou o cargo ainda no ano de 2011 e que Maria Pinheiro continua trabalhando na Secretária de Assistência Social. Ele afirmou também que os serviços pelos quais Alex foi contratado foram concluídos e que este reside no município, ao contrário do que cita a portaria de abertura da investigação.

Já o ex-prefeito Adilson Pinheiro disse que preferia não se pronunciar, pois desconhece o assunto. “Eu não posso nem falar disso, porque eu não estou a par ainda”, declarou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.