Fechar
GP1

Política

Projeto de Ciro permite que partidos financiem outras legendas

No projeto de lei, PLS 270/2015, os partidos vão poder usar seus recursos financeiros, inclusive do Fundo Partidário, para pagar as despesas de outra legenda.

Projeto do senador Ciro Nogueira (PP) que está sendo analisado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, já pronto para votação, permite que partidos políticos possam ajudar financeiramente outras legendas.

No projeto de lei, PLS 270/2015, os partidos vão poder usar seus recursos financeiros, inclusive do Fundo Partidário, para pagar as despesas de outra legenda. Para isso o projeto faz uma alteração no § 4º do art. 28 da Lei 9.096/1995.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Senador Ciro NogueiraSenador Ciro Nogueira

Em sua justificativa para a aprovação do projeto, Ciro Nogueira explica que a proibição de um partido de ajudar outro fere a autonomia constitucional dos órgãos partidários. "Seria desprovido de razoabilidade interferir na autonomia dos partidos para impedir que utilizem recursos legalmente recebidos no pagamento de despesas que garantem a sobrevivência de diretórios municipais ou estaduais", disse o senador em sua justificativa.

O relator do projeto é o senador Benedito de Lira (PP-AL), que já se manifestou favorável à mudança, pois acredita que “não cabe vedar que órgão partidário possa contribuir para solver dívidas de outro, se entender que tal contribuição está adequada com o programa e os objetivos partidários".

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.