Fechar
GP1

Piauí

PTB promove 1º encontro do "Ouvir e Unir" com o tema segurança

O assunto de hoje foi a importância do guarda municipal em uma cidade.

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) promoveu, na manhã desta sexta-feira, primeiro de julho de 2016, o primeiro encontro setorial do “Ouvir e Unir”, que tem por objetivo buscar melhorias e soluções para os problemas que Teresina enfrenta nos dias de hoje. O assunto de hoje foi a importância da Guarda Municipal (GM) em uma cidade.

O encontro contou com a presença do Diretor Nacional de Ensino da Academia Nacional de Formação de Guardas Municipais do Brasil e membro do Conselho Nacional dos Guardas Municipais, Izdalfredo Nogueira, do secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu e dos vereadores Dudu e Paulo Roberto da Iluminação.
Imagem: Lucas Dias/GP1Secretário de segurança Fábio Abreu,participou da reunião(Imagem:Lucas Dias/GP1)Secretário de segurança Fábio Abreu,participou da reunião
Izdalfredo Nogueira ressaltou que a GM tem a atuação de coibir violência doméstica, acidentes de trânsito, entre outras ocorrências. “Assim com as Polícias Militar e Civil, a Guarda Municipal tem por competência proteger a população e o patrimônio público. O patrulhamento é feito de forma preventiva, mas vai desde a prevenção até o uso de arma de fogo, quando necessário”, explicou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Izdalfredo Nogueira(Imagem:Lucas Dias/GP1)Izdalfredo Nogueira
O idealizador do projeto da Guarda Municipal na capital, o ex-vereador Jacinto Teles, também esteve presente e critica a nomeação de apenas 50 guardas municipais para capital. “Isso é colocar em risco a segurança desses guardas, é brincar com a vida humana. Em Timon, onde a população é bem menor que Teresina foram 70 convocados”, reiterou. A lei para a criação da GM em Teresina foi aprovada em 2010. 
Imagem: Lucas Dias/GP1Jacinto Teles(Imagem:Lucas Dias/GP1)Jacinto Teles
O vereador Dudu questionou a guarda do gabinete institucional do prefeito. “São 33 PMs apenas para fazer a guarda do Firmino, isso equivale a um gasto em torno de 150 mil reais por mês. No HUT [ Hospital de Urgência de Teresina] são mais 22, sendo R$ 80 mil. Além disso, a prefeitura compra a folga de 300 policiais militares, que somam cerca de 300 mil reais, pagando melhor inclusive que uma entidade privada. Recursos esses que poderiam estar sendo investidos em guardas municipais”, declarou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Dudu(Imagem:Lucas Dias/GP1)Dudu

Entenda

No dia 29 de junho, o prefeito Firmino Filho assinou a nomeação de 50 guardas municipais aprovados em concurso público realizado pela prefeitura municipal. No total, são 207 aprovados. A promessa é que até o dia primeiro de agosto sejam convocados mais 50 e o restante, gradativamente, de acordo com a disponibilidade orçamentária do município. 

Imagem: Lucas Dias/GP1Reunião sobre Segurança(Imagem:Lucas Dias/GP1)Reunião sobre Segurança
Imagem: Lucas Dias/GP1Fábio Abreu(Imagem:Lucas Dias/GP1)Fábio Abreu
Imagem: Lucas Dias/GP1Paulo Roberto da Iluminação(Imagem:Lucas Dias/GP1)Paulo Roberto da Iluminação

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.