Fechar
GP1

Piauí

Quadrilha presa no Piauí tinha esquema de lavagem de dinheiro

A investigação comprovou a movimentação de cerca de R$ 3 milhões.

A Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE) descobriu esquema de lavagem de dinheiro que movimentou cerca de três milhões de reais nos últimos três anos. A quadrilha foi presa em abril deste ano, quando um avião carregado de cocaína caiu na região de São Miguel do Tapuio, norte do Piauí.

Imagem: Divulgação/PMDroga apreendida após queda de aeronave(Imagem:Divulgação/PM)Droga apreendida após queda de aeronave

Após rastreamento da movimentação financeira da organização criminosa comandada por Cléber dos Santos, a Polícia Civil descobriu um esquema de lavagem de dinheiro com uma empresa de cosméticos na cidade de Cascavel(PR). 

Imagem: ReproduçãoCleber dos Santos(Imagem:Reprodução)Cleber dos Santos
 
A investigação financeira a respeito dos suspeitos detidos em abril deste ano, mapeou que os alvos, sob o comando de Cléber, movimentaram, nos últimos 03 anos, a monta aproximada de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) sem qualquer fundamentação econômica plausível. Ademais, o Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil identificou que os alvos detinham patrimônio incompatível com as suas rendas declaradas à Receita Federal do Brasil, ficando evidente que os mesmos, há anos, dedicam-se à atividade criminosa organizada.

Imagem: ReproduçãoQuadrilha presa(Imagem:Reprodução)Quadrilha presa
 
Ficou constatado também que Cléber adquiriu, em 2012, com o produto do intenso tráfico de drogas, uma empresa de produtos de estética, localizada na cidade de Cascavel/PR, onde, em tese, o dinheiro era lavado com o intuito de mascarar a sua origem ilícita. Derradeiramente, em decorrência direta da investigação financeira perpetrada, o Poder Judiciário de São Miguel do Tapuio/PI determinou o sequestro (confisco) dos bens imóveis pertencentes aos membros da organização criminosa nos estados de Santa Catarina e Paraná.
 
A ação é decorrência de uma nova forma de proceder da Polícia Civil do Piauí, quando, torna-se inevitável não só a segregação do agente criminoso, mas, concomitantemente, a asfixia financeira e o sequestro de ativos da organização criminosa.
 
Entenda 
 
Cleber dos Santos e outras cinco pessoas foram presas no dia 11 de abril, acusado por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas, rotulados, respectivamente, nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/2006. Na ocasião, a Polícia Civil informou que haviam evidencias de que Cléber era o proprietário da substância entorpecente (20 kg de Cocaína), localizada no interior de um avião monomotor, com capacidade para 05 passageiros, que caiu quando se preparava para pousar em uma pista clandestina no Município de São Miguel do Tapuio/PI.
 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.