Piauí

Quase 100% das escolas estaduais participam da OBMEP 2017

No geral foram inscritos 388.762 alunos no Estado, o que representa 88,6% do total de alunos matriculados dentro do público alvo, incluindo os alunos da rede privada de ensino.

- atualizado

A 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) tem uma marca histórica para o Piauí. Quase 100% das escolas da Rede Estadual de Educação, 643 das 652, realizaram suas inscrições.

Segundo dados da coordenação da OBMEP no Piauí, foram inscritos 209.642 alunos matriculados dentro do público alvo na rede estadual. As 643 escolas inscritas em todo o Piauí representam 98,6% do total das escolas aptas a participarem da OBMEP.

No geral foram inscritos 388.762 alunos no Estado, o que representa 88,6% do total de alunos matriculados dentro do público alvo, incluindo os alunos da rede privada de ensino. Foram 1.917 escolas inscritas em todo o Piauí, com as escolas particulares, representando 89,04% do total das escolas aptas a participarem da OBMEP, 2.223 Escolas cadastradas na base do MEC. Todos os municípios vão participar.

O coordenador regional sul da OBMEP/Piauí, prof. Dr. Egnilson Miranda, observa que para atingir números tão expressivos de escolas e alunos no Piauí, a parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é fundamental.

"A Seduc mobiliza todas as suas escolas através das Gerencias Regionais de Ensino e sem esse apoio certamente teríamos muita dificuldade de atingirmos esses números. Contamos também com o apoio das Secretarias Municipais de Educação", relata o coordenador.

O superintendente de ensino da Seduc, Carlos Alberto, revela que houve um comprometimento de todos na mobilização do maior número possível de escolas. “Todos se envolveram, desde a secretária Rejane Dias, a diretoria e gerências de ensino, as gerências regionais com seus gerentes, coordenadores e técnicos, e diretores e professores de matemática das escolas. Além dos dirigentes municipais de educação, fazendo desta uma das maiores mobilizações da história da OBMEP”, comemora.  

A coordenação da OBMEP fica na Universidade Federal do Piauí. O grande envolvimento de todas essas instituições faz com que o Piauí a cada ano evolua no quadro de medalhas e se destaque em nível nacional, influenciando, inclusive, nas boas notas do IDEB de alguns municípios do Estado.