Fechar
GP1

Brasil

Raquel Dodge é empossada no cargo de procuradora-geral da República

No discurso de posse, a nova procuradora-geral destacou que o MP ‘deve garantir que ninguém esteja acima da lei’.

Raquel Dodge tomou posse na manhã desta segunda-feira (18), no cargo de procuradora-geral da República, lugar que antes era ocupado por Rodrigo Janot.

Em seu discurso, a nova chefe do Ministério Público prometeu defender a democracia. “O Ministério Público deve promover justiça, zelar pela democracia, zelar pelo bem comum e pelo meio ambiente. Assegurar a voz a quem não tem e garantir que ninguém esteja acima da lei e ninguém esteja abaixo da lei”, disse.

De acordo com informações do G1, a solenidade de posse contou com a presença de familiares de Raquel Dodge, integrantes do Ministério Público, magistrados e políticos, entre os quais o presidente Michel Temer. O antecessor da nova procuradora, Rodrigo Janot, não compareceu.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoRaquel Dodge toma posse no cargo de procuradora-geral da RepúblicaRaquel Dodge toma posse no cargo de procuradora-geral da República

A solenidade de posse foi realizada na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR) e teve início às 8h12. Em seu discurso, o presidente Michel Temer alfinetou Rodrigo Janot, que se tornou um dos principais desafetos do peemedebista.

"Foi com prazer que ouvi dizer que autoridade suprema não está nas autoridades constituídas, mas está na lei. Ou seja, toda vez que ela ultrapassa os limites da Constituição Federal ou da lei, verifica-se o abuso de autoridade. Não é sem razão que ouvi dizer da necessidade da harmonia entre os poderes", afirmou Temer em meio ao discurso.

O horário da cerimônia foi antecipado para às 8h da manhã para conciliar a solenidade com a agenda de Temer, que viaja ainda nesta segunda para os Estados Unidos. Depois da cerimônia na PGR, Temer segue para Nova York, onde participará de um jantar oferecido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Nesta terça-feira (19), Temer fará o discurso de abertura Assembleia Geral das Nações Unidas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.