Fechar
GP1

Piauí

Reajuste em tarifa de iluminação é baseado em média nacional

O percentual do reajuste estipulado ficou em 24, 67%.

 Recentemente foi publicado no Diário Oficial do Município de Timon o decreto nº 0118, de 3 Novembro de 2014, que repassa o reajuste nacional da contribuição mensal de iluminação pública (CIP). O decreto considera o reajuste da tarifa de fornecimento de energia elétrica no Município pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), acarretando desta forma, a necessidade de equilibrar o orçamento municipal. Em razão desse reajuste nacional, o Demip realizou uma média do percentual, embasado nos reajustes anuais feitos desde 2008, e corrigiu a defasagem da contribuição cobrada. O percentual do reajuste estipulado ficou em 24, 67%.
 
O diretor do Demip, Edvar Schalcher, esclareceu que o reajuste na contribuição segue a determinação nacional e foi calculado em cima da defasagem que o percentual sofreu ao longo dos anos. “Há cerca de 7 anos não era feito esse reajuste da tarifa de iluminação pública. Diante disso, fizemos uma análise, ano a ano, e chegamos ao percentual de 24, 67%, pois o último valor calculado foi em 2006, de 14,45%, aplicado em 2007. Então, desde 2008, o valor da tarifa não sofria reajuste. Essa defasagem vinha causando problemas no orçamento, pois temos que continuar realizando de forma intensiva a manutenção, ampliação e expansão do sistema de iluminação pública de Timon, atribuições essas que são realizadas através da CIP”, explicou Edvar Schalcher.
 
Assim, para dar continuidade aos investimentos em ações que deixam a cidade mais bem iluminada, essa medida foi necessária, pois todo o trabalho desempenhado pelo Demip depende da CIP e dos recursos próprios da Prefeitura. Uma das ações que intensivamente são realizadas pelo (Demip) é sanar todos os pontos apagados que surgem na cidade, deixando assim a cidade sempre iluminada. De acordo o departamento, todos os meses, cerca de 720 pontos de luz apagados são reparados e concertados. Esta ação preza em deixar ruas e avenidas sempre iluminadas, resguardando assim o bem estar da população.
 
Além da atenção voltada para atender a demanda dos pontos apagados, a Prefeitura, com recursos próprios, adquiriu, desde o início da gestão, 10 veículos que atualmente compõem a frota do Demip. Além desse reforço, também foram realizadas importantes obras para o município, como a iluminação de 6 campos de futebol na zona rural, a nova iluminação da Avenida Luiz Firmino de Sousa, a instalação das luminárias em LED na Avenida Piauí e Ponte da Amizade, como também a melhoria da iluminação em parte da BR 316.
 
O diretor do Demip adiantou que muitas ações positivas ainda estão por vir, incluindo a instalação, em breve, da iluminação natalina da cidade. “A Prefeitura, por meio do Demip, vai instalar uma nova iluminação na rua projetada que dá acesso ao bairro Pedro Ceará, melhorar a iluminação do trecho da BR 316, entre os bairros Parque São Francisco e Residencial Novo Tempo, como também vai ser concluída a iluminação da Praça do Conjunto Boa Vista, além de implantar iluminação em LED e mais avenidas da cidade.
 
O Demip está atendo as demandas da cidade e sempre está à disposição da população através do telefone (99) 3212-2331.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.