Fechar
GP1

Brasil

Recadastramento biométrico encerra hoje em 25 cidades do Ceará

Os eleitores que não se cadastrarem não poderão votar nas eleições deste ano.

Encerra nesta quinta-feira (31), o prazo para a realização do recadastramento biométrico obrigatório em 25 cidades do Estado do Ceará. Os eleitores que não se cadastrarem não poderão votar nas eleições deste ano.

Imagem: A tribunaRecadastramento biométrico(Imagem:A tribuna)Recadastramento biométrico

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-CE), as cidades são: Amontada, Aratuba, Barbalha, Baturité, Bela Cruz, Brejo Santo, Capistrano, Cariré, Farias Brito, Frecheirinha, Granjeiro, Groaíras, Horizonte, Itaitinga, Itapiúna, Itarema, Maracanaú, Miraíma, Mulungu, Nova Olinda, Paraipaba, Porteiras, Santana do Cariri, Tianguá e Várzea Alegre.

O prazo final era até o último dia 18, mas foi ampliada nesses municípios por conta da impossibilidade de atender todos os eleitores existentes, já que a quantidades de eleitores não eram proporcionais ao tanto de dias disponíveis.

Vale ressaltar que eleitores das cidades de Fortaleza e Caucaia podem optar pela renovação da biometria para agora ou somente daqui a dois anos, pois estes serão obrigados a fazer o recadastramento apenas para as eleições de 2018.

Em todo o Estado, 46 municípios são obrigados a renovarem o título eleitoral. Além dos 25 citados, os eleitores de Altaneira, Banabuiú, Caridade, Caririaçu, Cariús, Crato, Irauçuba, Itapagé, Itapipoca, Jardim, Jati, Jucás, Marco, Meruoca, Missão Velha, Ocara, Paramoti, Penaforte, Quixeré, Tejuçuoca e Viçosa do Ceará também deverão fazer a renovação.

Quem deve fazer

O recadastramento biométrico é gratuito e obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles em que o voto é facultativo, ou seja, para jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 e analfabetos.

Para realizar o cadastro, o eleitor deve apresentar documento de identificação com foto (RG ou carteira de motorista), CPF, título de eleitor, comprovante de residência e comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório (sexo masculino). Para quem deseja tirar o primeiro título eleitoral, a emissão pode fazer feita durante a biometria.

Vale ressaltar que aqueles que não se recadastrarem, além de ter o título cancelado, não poderão emitir documentos ou passaporte, fazer empréstimos ou inscrições, renovação de matrículas em instituições de ensino oficial, ser nomeado em concurso público, entre outras desvantagens.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.