Fechar
GP1

Piauí

Rede estadual reforça presença de pais de alunos nas escolas

Para a superintendente de ensino da Seduc, Viviane Fernandes, a primeira reunião escolar é importante para que os pais conheçam os professores, as normas da escola e os programas pedagógicos

Com o início do ano letivo, a Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Piauí (Seduc), reforça a importância da presença dos pais nas reuniões escolares. Pesquisas apontam que a participação familiar na vida escolar pode aumentar o rendimento do aluno. Com isso, o objetivo da rede é estimular um melhor acompanhamento dentro e fora da escola.

Pensando assim as unidades escolares estão montando um calendário de atividades a serem realizadas antes do início do ano letivo, a exemplo do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa, localizada no conjunto Morada Nova, Zona Sul de Teresina. A reunião com pais e mestres está prevista para acontecer no período de 03 a 05 de fevereiro de 16 às 17:30h.

"O objetivo do encontro é dar boas vidas, apresentando o projeto político pedagógico e o regimento interno da escola. Além disso, queremos ter um diálogo direto com os pais dos alunos que estão enfrentando problemas de aprendizado e disciplina, tendo como meta principal levantar propostas e tentar resolver a problemática desses estudantes, como o baixo rendimento em suas vidas acadêmicas", afirma o diretor do Centro João Henrique de Almeida, Gideão Machado.

Para a superintendente de ensino da Seduc, Viviane Fernandes, a primeira reunião escolar é importante para que os pais conheçam os professores, as normas da escola e os programas pedagógicos. É também uma oportunidade para um momento de integração com os outros pais. “A qualidade da aprendizagem depende de uma boa interação entre família e escola”, afirmou.

Uma das principais orientações aos pais é que fiquem atentos ao ritmo de aprendizagem dos filhos. “Se perceber que seu filho apresenta alguma dificuldade de aprendizagem, peça ajuda à equipe gestora da escola”, afirma a superintendente.

Outra dica importante é estabelecer uma rotina em casa, definindo horários para o estudo e demais atividades. “O auxílio do adulto na organização e distribuição do tempo é fundamental, mesmo que seu filho não seja tão pequeno.”

Para a superintendente, o interesse dos pais pela educação dos filhos é muito importante, pois valoriza o esforço que eles fazem para estudar. Uma dica, disse ela, é desenvolver o hábito de observar o caderno de seu filho e se ele trouxe lição para a casa. “Saiba enxergar motivos para elogiar seu filho e elogie sempre, mesmo os menores progressos”, finalizou.

Curta a página do GP1 no facebook:
www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.