Fechar
GP1

Política

Rede pede ao STF para anular julgamento da chapa Dilma-Temer

A legenda pede ainda que seja realizado um novo julgamento e que, dessa vez, as informações de ex-executivos da Odebrecht sejam levadas em conta.

Nesta segunda-feira (12), o partido Rede Sustentabilidade pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o julgamento da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seja anulado.

A legenda pede ainda que seja realizado um novo julgamento e que, dessa vez, as informações de ex-executivos da Odebrecht sejam levadas em conta.

Segundo a Rede, em 2004, o STF decidiu por unanimidade pela validade de um artigo da Lei das Inelegibilidades que permite ao juiz considerar fatos públicos e notórios, mesmo que não tenham sido alegados pelas partes na ação inicial.

O partido entende então, que a maioria dos ministros do TSE contrariou a decisão do STF ao retirar provas da Odebrecht do caso.

  • Foto: Lula Marques/Agência PTTemer e DilmaTemer e Dilma

Em um documento de 37 páginas, o partido também rebate o argumento usado por ministros da Corte de que o pedido de abertura do processo não abordou fatos que envolvem a Odebrecht. "A petição inicial revela exatamente o oposto", afirma a legenda.

"Os fatos narrados em depoimentos prestados pelos executivos da Odebrecht não são estranhos à causa de pedir da demanda; ao contrário, consistem exatamente no abuso de poder econômico por mecanismos ilícitos de captação de recursos que consiste no eixo temático central da demanda formulada pelo PSDB".

Na última sexta (9), por 4 votos a 3, o TSE absolveu a chapa formada por Dilma Rousseff e Michel Temer na eleição presidencial de 2014. O PSDB acusava a chapa de ter cometido abuso de poder político e econômico.

De acordo com o G1, a maioria dos ministros considerou que não houve lesão ao equilíbrio da disputa e, com isso, livrou Temer da perda do atual mandato e Dilma da inegibilidade por 8 anos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.