Fechar
GP1

Economia e Negócios

Reforma do teto do INSS atinge apenas 5% dos servidores federais

De acordo com o Estadão, a regra que limitou ao teto do regime geral a aposentadoria também de funcionários públicos não valerá para grande parte dos servidores hoje na ativa.

Servidores da União atualmente na ativa ainda poderão se aposentar com salário acima do teto do INSS mesmo após a reforma da Previdência, que estabelece idade mínima de 65 anos. O mesmo deverá acontecer com servidores estaduais e municipais.

De acordo com o Estadão, uma das principais mudanças do projeto, a regra que limitou ao teto do regime geral a aposentadoria também de funcionários públicos não valerá para a maioria dos servidores hoje na ativa. O limite do teto do INSS, R$ 5.189,82, só atingirá os servidores federais que entraram após a criação do Funpresp, ou seja, em 2013, ou aderiram ao fundo previdenciário voluntariamente.

  • Foto: UolCarteira de Trabalho Carteira de Trabalho

No caso do Executivo e Legislativo, são 35,6 mil servidores, em um universo de 657.644 funcionários Civis. Já o Judiciário tem um fundo complementar próprio (Funpresp-Jud) com 6.313 servidores, ante um total de 114.160 funcionários na ativa. Assim, os servidores federais que participam desses fundos nos três poderes somam pouco mais do que 5% do total de funcionários na ativa. 

Os servidores federais que entraram até o fim de 2003 terão direito à aposentadoria integral. E por fim, quem entrou de 2004 a 2012 fará parte das regras de transição. Caso a PEC seja aprovada, só os que entraram a partir de 2013 estão sujeitos a todas as novas regras, como aposentadoria sujeita ao teto, idade mínima e tempo de contribuição.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.