Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Refrigerante diet pode aumentar risco de AVC e demência

Por mais de 10 anos, a pesquisa coletou dados de mais 4.000 pessoas, que foram divididas em dois grupos

Uma pesquisa da Universidade americana de Boston descobriu que pessoas que tomam bebidas e refrigerantes diet, diariamente, são mais propensas a sofrer acidente vascular cerebral (AVC) ou desenvolver demência (como o Alzheimer). O estudo foi publicado na revista científica Stroke, e mostra que ingerir apenas uma lata da bebida adocicada artificialmente por dia pode aumentar em até três vezes a propensão de desenvolver os problemas.

Por mais de 10 anos, a pesquisa coletou dados de mais 4.000 pessoas, que foram divididas em dois grupos. O primeiro time era composto por 2.888 pessoas com mais de 45 anos (que foram estudadas para o caso do desenvolvimento de AVC), e o segundo contava com 1484 pessoas acima de 60 anos (estudadas para o risco de demência). O projeto Framingham Heart Study (FHS), da própria universidade fez os questionários entregues aos participantes da pesquisa.

De acordo com a Veja, o pesquisador do FHS, Matthew Pase, liderou o estudo do departamento de neurologia da Boston University School of Medicine e investigou a quantidade de bebidas diet e normal ingerida por cada participante entre 1991 e 2001.

  • Foto: Reprodução/ThinkstockRefrigeranteRefrigerante

Depois, todos os dados foram comparados com o número de pessoas que, no mesmo período, sofreu algum derrame ou apresentou demência. Segundo Matthew, durante a pesquisa, ocorreram 97 casos de AVC e outros 81 de demência.

“É importante mencionar que ainda é prematuro afirmar, apenas com base em nossos estudos, que existe uma relação de causa e efeito entre a ingestão dessas bebidas e o desenvolvimento de AVC ou demência. De qualquer forma, nós aconselhamos as pessoas a serem mais cautelosas com o consumo destas bebidas”, afirma Pase. Ainda segundo o pesquisador, mais investigações são necessárias para delinear quais são os efeitos das bebidas adocicadas artificialmente no cérebro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.