Fechar
GP1

Política

Regina Sousa critica aprovação da Reforma do Ensino Médio

"O Ensino Médio precisa de reformulação, mas não teve o debate aqui, no chão da escola", declarou a senadora.

A senadora Regina Sousa (PT) criticou a Reforma do Ensino Médio, medida do presidente Michel Temer (PMDB) aprovada no Congresso. Ela, que já havia se manifestado contra a proposta, voltou a discordar publicamente nesta segunda-feira (13), durante a inauguração de uma escola na zona sudeste de Teresina.

Regina Sousa avaliou que a reforma não foi amplamente debatida entre a base: professores e estudantes. “Não é que a gente seja contra, o Ensino Médio precisa de reformulação, mas não teve o debate aqui, no chão da escola, então, professores e alunos é hora de debater, porque vai atingir vocês”, declarou.

Para a senadora, um dos detalhes mais preocupantes da proposição é a retirada de disciplinas obrigatórias, como Educação Física, Filosofia e Sociologia. “Tem que estudar Filosofia sim, tem que estudar Sociologia sim, porque essas disciplinas nos ensinam a pensar, a refletir, a formular, e os alunos tem que ser cientistas, pesquisadores e formuladores das políticas públicas das quais a gente precisa”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Senadora Regina SousaSenadora Regina Sousa

Por fim, Regina Sousa colocou que o ensino não deve ser apenas profissionalizante. “Não pode ser só mão de obra, o estudante não pode se conformar, terminar o curso aqui, e está profissionalizado, ‘vamos trabalhar’. Tem que ir além, disputar a universidade sim, e principalmente as universidades federais e estaduais”, finalizou.

Reforma do Ensino Médio

A reforma está condicionada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelecida em 2015 pelo Plano Nacional de Educação (PNE), e deve ser implementada somente em 2020, quando a BNCC, que ainda está em discussão no Ministério da Educação (MEC), for finalizada.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.