Fechar
GP1

São Félix do Piauí - Piauí

Reitor da Uespi Nouga Cardoso recebe título de cidadão picoense

Solenidade de entrega do título de cidadania foi realizada na noite de ontem no plenário da Câmara Municipal de Picos.

GP1 1 / 9 Nouga Cardoso ao lado das autoridades Nouga Cardoso ao lado das autoridades
GP1 2 / 9 Mesa de Honra Mesa de Honra
GP1 3 / 9 Homenageado destaca importância do título Homenageado destaca importância do título
GP1 4 / 9 Momento da entrega da honraria Momento da entrega da honraria
GP1 5 / 9 Nouga Cardoso com colegas da Uespi Nouga Cardoso com colegas da Uespi
GP1 6 / 9 Nouga Cardoso com familiares de sua esposa Nouga Cardoso com familiares de sua esposa
GP1 7 / 9 Nouga Cardoso com o vice-reitor eleito da Uespi, Evandro Alberto Nouga Cardoso com o vice-reitor eleito da Uespi, Evandro Alberto
GP1 8 / 9 Nouga Cardoso exibe o diploma Nouga Cardoso exibe o diploma
GP1 9 / 9 Vereadora Dalva Mocó (PTB) faz a saudação ao homenageado Vereadora Dalva Mocó (PTB) faz a saudação ao homenageado

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), professor Nouga Cardoso Batista, recebeu na noite dessa quarta-feira, 13, o título de cidadão picoense. A solenidade de entrega da honraria foi realizada às 19 horas no plenário da Câmara de Vereadores e reuniu autoridades, familiares, amigos e colegas do homenageado.

O projeto é de autoria do vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB) e foi subscrito pelos colegas de bancada, José Luís de Carvalho e Francisca Celestina de Sousa, a Dalva Mocó, e foi aprovado em plenário e, por unanimidade, em duas votações.

Na justificativa, os autores do projeto destacaram os relevantes serviços prestados pelo professor Nouga Cardoso em favor da comunidade picoense, especialmente, na área da educação superior.

Solenidade

Presidida pelo vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PP), a sessão solene contou com a presença de autoridades e amigos do homenageado. Dentre eles o professor Evandro Alberto, vice-reitor eleito da Uespi; as secretárias municipais, Rosilene Monteiro, da Educação, Oneide Rocha, Planejamento e Marília Bezerra da Cultura e o ex-prefeito de Francisco Santos e sogou do professor Nouga Cardoso, Simplício Santos.

A vereadora Dalva Mocó, uma das coautoras do projeto foi quem fez a saudação ao homenageado. Ela destacou a trajetória do professor Nouga Cardoso e enumerou vários motivos para que ele fosse merecedor do título de cidadão picoense, principalmente sua gestão como reitor da Uespi, onde propiciou a expansão do Campus de Picos e consequentemente a melhoria na qualidade do ensino.

Também destacaram o trabalho e a trajetória do homenageado o vereador Wellington Dantas (PT) e o professor da Uespi, Damião Rocha, amigo particular de Nouga Cardoso. Os dois também garantiram que a homenagem era mais do que justa pelo muito que o novo filho de Picos fez por essa terra.

Emoção

Num misto de emoção e alegria, o professor Nouga Cardoso agradeceu aos autores do projeto e também aos demais vereadores que aprovaram a proposta. Fez questão de citar e destacar a presença de cada um dos ex-diretores da Uespi Campus de Picos, assim como a atual gestora, professora Janaína Aragão.

“O título de cidadão é para ser vivido não somente no dia da investidura da cidadania, é para ser vivenciado. Essa honraria nos deixa muito contente nos envaidece, mas sabendo que ela é destinada a muitas pessoas que desenvolvem trabalho de grande significância. Deixa-me extremamente satisfeito, porém, quero ter sempre a humildade de reconhecer que o trabalho que a gente desenvolve em favor da população picoense nos gratifica” – resumiu Nouga Cardoso.

Perfil

Nouga Cardoso Batista é natural do município de Monsenhor Gil, sendo um dos dez filhos de uma família de agricultores. Foi reeleito reitor da Uespi no dia 08 de novembro de 2017, tendo como seu candidato a vice- reitor, o ex-diretor da Uespi Campus de Picos, professor Evandro Alberto de Sousa.

O professor Nouga Cardoso Batista é Doutor em Físico-Química pela Universidade de São Paulo – USP e Mestre em Química Analítica pela mesma instituição. Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Federal do Piauí – UFPI.

Trabalhou como professor substituto no Instituto Federal de Educação do Piauí – IFPI, onde ministrou disciplinas na área de química geral, química orgânica e aplicada à radiologia. Foi professor efetivo na rede de educação do Estado do Maranhão, onde colaborou na elaboração da Proposta Curricular do Ensino Médio do Estado do Maranhão, nos anos de 2002 a 2004.

Na UESPI, tem dedicação exclusiva e já exerceu várias atividades. Entre 2001 e 2003 exerceu a função de Coordenador do curso de Licenciatura Plena em Química e no ano de 2004 participou da Comissão de Modificação do Currículo do referido curso.

Foi membro do Colegiado do Curso de Química e do Conselho do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Tem vasta experiência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na área da pesquisa privilegiou o ensino e aprendizagem da química.

Exerceu a função sindical, tendo sido presidente da Associação dos Docentes da UESPI- ADCESP e membro da Direção Nacional dos Sindicatos dos Docentes – ANDES.

Na UESPI ainda foi Coordenador Geral do Núcleo Interinstitucional de Estudo e Geração de Novas Tecnologias para o Fortalecimento do Arranjo Produtivo local do Babaçu – Projeto GERATEC. Quando foi eleitor Reitor, era Vice-reitor na gestão do professor Carlos Alberto Pereira da Silva.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.