Brasil

Relatório da PF conclui que houve vazamento do Enem 2016

De acordo com o UOL, além do vazamento da prova do Enem, houve o vazamento do tema da redação antes do início da aplicação.

DEISE KESSLER

  • Foto: Divulgação/Polícia FederalFraude no EnemFraude no Enem

Nesta quinta-feira (1), o Ministério Público Federal informou ter recebido um relatório da Polícia Federal (PF) que aponta que houve vazamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016.

De acordo com oUOL, além do vazamento da prova do Enem, houve o vazamento do tema da redação antes do início da aplicação. Ao menos dois candidatos tiveram acesso ao material.

Segundo o procurador da República Oscar Costa Filho, o relatório e peças do inquérito serão anexadas ao recurso do MPF que tramita no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife (PE). Costa Filho pediu o cancelamento do exame.

Segundo o MPF, um trecho do relatório mostra que os candidatos receberam fotografias das provas e tiveram acesso aos gabaritos e ao tema da redação antes do início do exame. Além disso, os candidatos tiveram acesso à "frase-código" da prova rosa, o que permitia que candidatos que deveriam fazer provas diferentes da rosa pudessem preencher o cartão de respostas de acordo com o gabarito transmitido pela quadrilha.

Mais conteúdo sobre: