Fechar
GP1

Economia e Negócios

Relatório da União Europeia aponta falhas em carne brasileira

As declarações estão em um relatório do comissário Vytenis Andriukaitis, enviado pela UE para o país em maio.

Uma auditoria realizada pela União Europeia (UE) apontou que há “uma série de falhas sistemáticas” na produção da carne exportada do Brasil e ameaçou tomar medidas em relação ao caso se o país não implementar medidas para garantir a segurança dos produtos enviados aos países do bloco.

As declarações estão em um relatório do comissário Vytenis Andriukaitis, enviado pela UE para o país em maio. Uma carta foi enviada ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, pedindo que o Brasil adote medidas. Andriukaitis afirmou que se as autoridades brasileiras se recusarem ou falharem em implementar as ações, ele será forçado a "agir de acordo".

No relatório da missão, Andriukaitis aponta que identificou “uma série de deficiências”, em particular na preparação dos produtos de carne de cavalo e aves, e acrescentou que há “muito a ser feito pelas autoridades brasileiras”. A visita ocorreu dois meses após o escândalo da operação Carne Fraca vir à tona.

  • Foto: Paulo Whitaker/ReutersChina, Chile e Egito voltaram atrás e vão retomar compra de carnes do Brasil, exceto dos 21 frigoríficos.UE aponta falhas na produção da carne brasileira

Ainda segundo a auditoria, as ações adotadas pelo Brasil para barrar as irregularidades denunciadas na Carne Fraca foram resumidas apenas aos 21 frigoríficos suspeitos, cinco deles elegíveis para exportar à Europa.

De acordo com o G1, a missão encontrou mais de 100 focos de contaminação na carne brasileira, 77 deles devido à presença de salmonela em aves, de acordo com o documento da UE. “Para minha decepção, as autoridades brasileiras parecem ter falhado em atender às recomendações para corrigir as falhas levantadas em outras auditorias”, escreveu o comissário Vytenis Andriukaitis em relatório sobre a missão.

Agora, a UE pediu que o país diminua os pedidos de aprovação para exportar carne para os países da União e também pediu a retirada de autorização para exportar carne de cavalo de todos os matadouros elegíveis. A comissão também exige que sejam feitos exames biológicos em 100% dos produtos antes de serem exportados à UE.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.