Fechar
GP1

Política

Renan Calheiros se torna réu em ação penal no STF

A sessão teve início às 14h20 e até as 18h, seis ministros votaram a favor do recebimento e três contra.

Por 8 votos a 3, o  Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira (01), aceitar a denúncia contra o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB), pelo crime de peculato, foram rejeitadas as denúncias de falsidade ideológica e uso de documento falso. O caso tramita a nove anos no STF.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoRenan Calheiros Renan Calheiros

Renan é acusado de receber propina da construtora Mendes Júnior em troca de emendas que favoreceriam a empreiteira, segundo o Estadão. Assim, a empresa pagava as despesas da jornalista Monica Veloso, com quem o peemedebista mantinha um relacionamento extraconjugal.

Na época, o deputado apresentou, ao Conselho de Ética, recibos de venda de gado para comprar o ganho de R$ 1,9 milhão, mas os documentos são considerados falsos, o que motivou a denúncia no STF. Caso o Supremo decida receber a denúncia na sessão de hoje (01), Renan Calheiros será réu em uma ação penal. O relator do processo é o ministro Edson Fachin desde 2015, quando o ministro Ricardo Lewandowski deixou a relatoria.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.