Fechar
GP1

Política

Renan diz que “separação dos poderes continua inabalada”

Os ministros decidiram que o Renan não poderá ocupar a presidência da República em nenhuma hipótese. 

O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB), afirmou através de nota que a decisão “patriótica” do Supremo Tribunal Federal (STF) em mantê-lo na presidência da casa foi recebida e aplaudida pelos parlamentares. Os ministros decidiram também que o Renan não poderá ocupar a presidência da República em nenhuma hipótese. 

  • Foto: Renato Costa/Estadão ConteúdoRenan CalheirosRenan Calheiros

O peemedebista considera que a decisão do Supremo é uma forma de assegurar a democracia. "É com humildade que o Senado Federal recebe e aplaude a patriótica decisão do Supremo Tribunal Federal. A confiança na Justiça Brasileira e na separação dos poderes continua inabalada. O que passou não volta mais. Ultrapassamos, todos nós, Legislativo, Executivo e Judiciário, outra etapa da democracia com equilíbrio, responsabilidade e determinação para conquista de melhores dias para sociedade brasileira", diz a nota.

Entenda

Em sessão nesta quarta-feira (07), o STF decidiu que Renan Calheiros permanece na presidência do Senado, mas sai da linha sucessória da presidência da República, pois é réu em ação penal no Supremo. Os ministros Celso de Melo, Teori Zavascki, Dias Toffoli, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e Carmén Lúcia votaram contra o afastamento do senador. Já Rosa Weber, Edson Fachin e Marco Aurélio Mello (autor da liminar) votaram pelo afastamento de Renan. Os ministros Gilmar Mendes e Roberto Barroso não participaram do julgamento. 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.