Fechar
GP1

Piauí

Reportagem da UOL destaca comunidades que ainda esperam a chegada da energia elétrica no Piauí

Segundo dados da Eletrobras, mais de 32 mil domicílios ainda não possuem energia elétrica no Piauí

Reportagem divulgada pelo site UOL e publicada nesta segunda-feira (25), destaca o fato de que algumas regiões do Piauí possuem famílias que esperam há mais de meio século por energia elétrica.

Segundo dados da Eletrobras, mais de 32 mil domicílios ainda não possuem energia elétrica no Piauí. Em todo o Brasil, mais de 257 mil casas não possuem energia e aguardam a chegada do programa Luz para Todos.

Comunidades da zona rural de São Francisco de Assis, Paulistana e Jacobina, estão entre os que esperam a chegada da eletricidade no Piauí.
Imagem: Orlando BertiCipriana Isabel(Imagem:Orlando Berti)Cipriana Isabel
Cipriana Isabel de Alencar, de 77 anos, foi morar na comunidade de Roça Nova em São Francisco de Assis do Piauí quando ainda era adolescente e afirmou que perdeu as contas de quantas promessas, sobre a chegada da energia elétrica, escutou nos últimos 50 anos. Na região, não há água gelada e nem cerveja. Os moradores também não assistem televisão.

O comerciante Porcídio Fausto de Alencar, de 44, tem na porta de sua casa um adesivo da antiga Cepisa, hoje Eletrobras Piauí, prometendo energia elétrica para 18 de junho de 2010. O serviço seria executado pela empresa terceirizada Majestosa Engenharia. "Botaram os postes em janeiro de 2014. Prometeram voltar com 30 dias e até hoje nada", contou Alencar.

Imagem: Orlando BertiPorcídio Fausto(Imagem:Orlando Berti)Porcídio Fausto

Outro lado


A equipe da UOL entrou em contato com a Eletrobras Piauí que informou que até 2014, a empresa já levou energia elétrica para 169 mil casas. A empresa ainda estaria enfrentando dificuldades porque foram descobertos inúmeros imóveis que não estavam catalogados pelo IBGE.

Já a gerência do programa Luz para Todos no Piauí informou que lançou um certame licitatório para contratar empresa para a realização de obras e a ampliação da rede de distribuição de energia nos municípios do Piauí.

Sobre o abandono de empresas terceirizadas das obras de ampliação da rede em São Francisco de Assis do Piauí, a Eletrobras justificou que a paralisação ocorreu devido ao término da vigência do contrato, mas que a obra deverá ser retomada após contratação de empresa.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.