Fechar
GP1

Piauí

Reunião avalia ações do Procerrado no Piauí

O encontro teve a participação de técnicos da secretaria e representantes do Banco Mundial.

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí - SEMAR realizou, na última sexta-feira (28), no auditório da sede do órgão, reunião para avaliação do Projeto de Redução do Desmatamento e das Queimadas no Piauí – PROCERRADO-PI. O encontro teve a participação de técnicos da secretaria e representantes do Banco Mundial.

O Projeto, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, prevê o investimento de cerca de US$ 4 milhões, provenientes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), por meio do Fundo Fiduciário de Mitigação das Mudanças Climáticas no Cerrado Brasileiro. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) é o responsável pela coordenação geral e supervisão técnica das ações e a Fundação Agente, entidade não governamental e sem fins lucrativos, é a responsável, no Estado do Piauí, pela administração financeira dos recursos de doação ao Projeto, que tem duração de até quatro anos
Imagem: DivulgaçãoReunião avalia ações do Procerrado no Piauí(Imagem:Divulgação)Reunião avalia ações do Procerrado no Piauí
O projeto que está sendo executado no Piauí conta com recursos provenientes do Governo Inglês para implementação de várias estratégias compostas por três componentes: o primeiro deles é a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), processo e regularização ambiental das posses e propriedades rurais de seis municípios do sul do Piauí: Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Currais, Santa Filomena e Palmeira do Piauí; o segundo componente é o de prevenção e combate às queimadas e aos incêndios florestais; e o terceiro componente é o fortalecimento institucional.

A equipe do Ministério do Meio Ambiente, que faz a coordenação técnica em nível nacional do Procerrado, considera que a Semar vem desenvolvimento de maneira satisfatória o projeto, que ainda está no início de suas ações no Piauí, e sugeriu pequenos ajustes e modificações visando melhorias do andamento das ações.

“O Procerrado-PI é importante para a redução dos problemas que o cerrado enfrenta com queimadas e desmatamento e os municípios-alvo do Projeto concentram em média 30% de todos os focos de calor para o Estado do Piauí, por isso foram os escolhidos. A Semar já assinou acordo de cooperação técnica com a Universidade Estadual do Piauí onde se prevê a construção de um núcleo de recuperação de áreas degradadas no município de Uruçuí e a capacitação de alunos que vão atuar no estudo e desenvolvimento de ações a serem implementadas nas áreas mais afetadas. Além disso, já estamos dando andamento ao processo de Cadastro Ambiental Rural”, ressaltou o superintendente de Meio Ambiente da SEMAR, Carlos Moura Fé.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.