Enviar por e-mail
Comunicar erros
Rodrigo Agostinho é eleito prefeito de Bauru (SP)
A vitória de Agostinho reverteu o favoritismo de Coube, que apoiado pelo governador José Serra.
O vereador Rodrigo Agostinho (PMDB), 30, foi eleito prefeito de Bauru (SP), neste domingo. Com 100% das urnas apuradas, o jovem candidato e antigo azarão, venceu o pleito no segundo turno com 54,30% dos votos, contra 45,70% de seu oponente Caio Coube, 50, (PSDB).
A vitória de Agostinho reverteu o favoritismo de Coube, que apoiado pelo governador José Serra (PSDB), esteve na liderança das pesquisas desde o início da corrida eleitoral. A vice de sua chapa é a petista Estela Almagro.
Em agosto, o tucano tinha 46% da preferência do eleitorado, segundo o Ibope. Agostinho, com 14%, brigava pelo segundo lugar. O quadro de favoritismo foi se alterando na reta final, quando a pesquisa Ibope feita entre os dias 14 e 15 deste mês apontou o candidato do PMDB na frente pela primeira vez: 55% contra 45%, referente aos votos válidos.
A vitória de Agostinho, que tem trajetória política marcada pelo seu engajamento em questões ambientais, revela um novo tipo de voto na cidade do noroeste paulista, que possui 233.653 eleitores. Seu oponente, Coube pertence a uma das famílias mais tradicionais e ricas da região, e é um dos expoentes do PSDB municipal e estadual.
Agostinho começou sua carreira política em Bauru, em 1996, quando aos 18 anos decidiu ser candidato a vereador pelo PV. Com uma campanha modesta, o jovem surpreendeu a todos ao ser o candidato mais votado do partido, com 990 votos. O resultado, no entanto, não foi suficiente para Agostinho ser eleito à época.
Em 1999, Agostinho decidiu se desligar do PV, descontente com a aliança que o partido selou com o ex-prefeito Izzo Filho em uma troca do apoio por cargos na prefeitura. No ano seguinte, já filiado ao PMDB, Agostinho disputou mais uma vez um cargo para a Câmara Municipal e venceu ao conquistar 1.895 votos. A votação expressiva o fez levar o título de vereador mais jovem da história de Bauru.
Ao assumir, Agostinho é eleito presidente da comissão de Meio Ambiente, Higiene, Saúde e Previdência da Câmara Municipal de Bauru, além de integrar diversas comissões, entre elas, a polêmica CPI (Comissão Especial de Inquérito) que apurou irregularidades no DAE (Departamento de Água e Esgoto) da cidade.
Em 2004, foi eleito novamente vereador, sendo o mais votado da história da cidade ao receber seis mil votos.
Fonte: Folha Online
Saiba mais sobre Piauí
Saiba mais sobre Política
Avalie:
Média de avaliações:
Comentários (0)
- Não há comentários nesta notícia