Fechar
GP1

Demerval Lobão - Piauí

Romualdo Brazil sofre tentativa de homicídio em Demerval Lobão

Brazil (PSOL), que é integrante do Movimento Resistência Camponesa e candidato a prefeito de Demerval Lobão, foi atingido com um tiro no braço.

O candidato a prefeito de Demerval Lobão, José Romualdo Lopes de Sousa, mais conhecido como Romualdo Brazil (PSOL), foi vítima de uma tentativa de homicídio na tarde deste sábado (24), quando se deslocava de motocicleta com sua esposa no povoado Borborema. Brazil, que é integrante do Movimento Resistência Camponesa, foi atingido com um tiro no braço por indivíduos ainda desconhecidos.

  • Foto: Divulgação/FacebookRomualdo BrazilRomualdo Brazil

O militante, que é notório na luta pela redistribuição de terras, publicou um texto em uma rede social explicando o caso. Na publicação, ele conta que foi vítima de pistoleiros e menciona o nome de duas pessoas, identificadas apenas como Rosenildo e Teresinha.

O Diretório Regional do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), ao qual Brazil é filiado, divulgou uma nota em apoio a vítima.

Confira a nota na íntegra:

Todo apoio ao companheiro Romualdo Brazil e a companheira Hélbia Bona (sua esposa), que foram vítimas de tentativa de homicídio praticado por marginais de tocaia, quando retornavam de uma reunião na localidade Borburema, em Teresina. Vários tiros foram disparados na direção do casal, tendo sido o companheiro Brazil atingido por um tiro, encontrando-se no momento convalescendo após atendimento médico no HUT, em Teresina. Felizmente não corre risco de morte o companheiro atingido, que é conhecido nacionalmente por sua luta contra o latifúndio improdutivo e pela destinação social da terra – para quem dela precisa. A localidade Borburema, ocupada e reocupada por militantes do Resistência Camponesa do Piauí, historicamente é um latifúndio improdutivo (sumidouro de dinheiro público) e o companheiro Brazil tem denunciado um grupo de pistoleiros/seguranças a serviço da elite agrária. Suas denúncias foram solenemente ignoradas pelo secretário de segurança do Piauí e pelo governador do estado. As polícias inclusive dedicam-se a constranger os militantes do Resistência Camponesa, fazendo detenções e ameaças; o delegado de Usina Santana (27º DP) chegou ao cúmulo de recusar-se a registrar boletins de ocorrência em que figuram como vítimas os referidos companheiros e companheiras. Tais atitudes são reveladoras do caráter duvidoso do governo, que permite que seus cidadãos e cidadãs vivam a mercê da violência, sempre condenável, não importando sua origem. Exigimos providências e soluções. Já.

Diretório Regional do Partido Socialismo e Liberdade - PSOL do Piauí!

Outro lado

  • Foto: Lucas Dias/GP1Fábio AbreuFábio Abreu

O GP1 entrou em contato com o secretário de segurança do Piauí, Fábio Abreu, que foi mencionado na nota divulgada pelo PSOL. Fábio Abreu afirmou não ter conhecimento da situação envolvendo Romualdo Brazil e negou estar ignorando denúncias. “Só se ignora uma coisa quando se tem conhecimento. Nenhum delegado em sã consciência pode se negar a registrar um Boletim de Ocorrência, e pode ter certeza, se isso de fato ocorrer, me procurem, que eu pessoalmente tratarei do caso”, declarou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.