Fechar
GP1

Brasil

Rosa Weber suspende ações contra jornalistas da Gazeta do Povo

As ações foram abertas após a publicação de um especial, tratando dos salários que juízes e promotores do Paraná.

A ministra do Superior Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, suspendeu todas as ações e audiências movidas contra jornalistas da “Gazeta do Povo”, o maior e mais antigo jornal do estado do Paraná. Os processos foram abertos após a publicação de um especial, tratando dos salários que juízes e promotores do Paraná receberam neste ano, e que, na prática, superavam o teto constitucional do funcionalismo público.

Ao todo, 42 ações haviam sido abertas contra três repórteres, um analista de sistemas e um infografista. O valor da indenização pedido pelos magistrados ao jornal é de R$ 1,3 milhão. Com a decisão da juíza, os casos estão paralisados até o julgamento do mérito pelo tribunal.
Imagem: Dida Sampaio/EstadãoMinistra Rosa Weber(Imagem:Dida Sampaio/Estadão)Ministra Rosa Weber
Segundo o Estadão, Rosa Weber decidiu reavaliar a própria decisão e concedeu o pedido do jornal, em carácter limitar, para suspender as ações. “Considerando o número de demandas já ajuizadas, que ultrapassa quarenta, espalhadas por dezenove cidades do Paraná, e tendo em vista o teor do áudio acima mencionado, não se pode afastar o risco de dano, decorrente do comprimento, cada vez maior, do pleno exercício do direito de defesa nas ações em trâmite, que se diz efetuado com grave prejuízo financeiro e pessoal aos reclamantes, compelidos a se deslocar por todo o Estado para comparecimento em audiências”, escreveu a ministra.

Para a gerente do departamento jurídico da Gazeta, Rita Guerim, a decisão foi recebida “com alegria” pelo Jornal. “As ações estavam criando um empecilho para a liberdade de imprensa e expressão. Sabemos que essa é uma situação isolada, com processos movidos somente pelo Paraná. Confiamos nas decisões do Judiciário.”

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.