Fechar
GP1

Piauí

Rubem Martins apresenta projeto de lei sobre parto humanizado

O objetivo principal do projeto é garantir que a gestante tenha o direito de escolher que procedimento quiser realizar para o parto, como a escolha de métodos naturais.

O deputado estadual Rubem Martins (PSB) apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei para assegurar o parto humanizado em todos os estabelecimentos públicos e privados de saúde do Estado do Piauí.

O objetivo principal do projeto é garantir que a gestante tenha o direito de escolher que procedimento quiser realizar para o parto, como a escolha de métodos naturais, sempre que não implicar em risco para a sua segurança, assim como os médicos precisam informar sobre aos métodos e procedimentos eletivos.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Rubem MartinsRubem Martins

“Não há dúvidas que o parto humanizado é o mais saudável para a mulher, uma vez que, sem a utilização de procedimentos cirúrgicos, medicamentos e anestesisas, a recuperação ocorre mais rápida. Além disso, a participação das mães nas decisões faz com que a experiência do parto não seja vista como uma violação de seu corpo”, disse o parlamentar em sua justificativa sobre o projeto.

Ele ainda destacou que “mediante tanta violência obstétrica, surgiu a filosofia do parto humanizado, que pretende diminuir sequelas físicas e psicológicas deixadas por profissionais que não respeitam o momento do nascimento”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.