Fechar
GP1

Esportes

Rússia arquitetou grande fraude de doping na Olimpíada do Rio

De acordo com as investigações, os dados levantam dúvidas sobre mais de 50 medalhas que os atletas da Rússia conseguiram obter no Brasil durante a Rio-2016.

  • Foto: Stoyan Nonov/ReutersAtletas da Rússia Atletas da Rússia

Segundo a Agência Mundial Anti-Doping (Wada), a delegação russa, com a ajuda do governo de Vladimir Putin, preparou uma fraude em grande escala para ser colocada em prática na Olímpiada do Rio de Janeiro, falsificando amostras de urina e manipulando testes de doping.

De acordo com as investigações, os dados levantam dúvidas sobre mais de 50 medalhas que os atletas da Rússia conseguiram obter no Brasil durante a Rio-2016. Essas conclusões fazem parte do relatório final preparado pelo investigador Richard McLaren.

Segundo o Estadão, uma das estratégias dos russos para mascarar o uso de alguns produtos ilegais era misturá-los com álcool, café ou sal. No entanto, através de e-mails entre autoridades de alto escalão do país, os investigadores da Wada suspeitam que os cientistas já buscavam outras maneiras de ocultar as substâncias ilegais.

A troca de e-mails entre o chefe do laboratório russo, Grigory Rodchenkov, e o vice-ministro de Esportes, Alexei Velikodniy gerou uma desconfiança sobre o uso de álcool. Em um dos e-mails, Rodchenkov alerta o vice-ministro: “precisamos garantir que possamos mostrar progresso com peptídeos. De outro lado, é necessário entender que, sob as duras condições, dificilmente ir de bar em bar no Rio vai os matar (os atletas) se não estiverem com o objetivo de ser reconstruído. Mas não com a ajuda dos passaportes de esteroide”, relatou.

Em outros e-mails, o chefe do laboratório enviou a Velikodniy lista com nomes de dezenas de atletas de diferentes modalidades e a mensagem “limpeza dos estudantes, ao bar também”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.