Fechar
GP1

Piauí

Samu de Teresina já conta com medicamento capaz de reverter quadro de infarto em pouco tempo

O medicamento, conhecido como Metalyse, possui alto custo no mercado. Atualmente, apenas uma ampola deste custa em torno de 4 mil reais e a sua utilização pelo SAMU tem a aprovação dos teresi

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade de Teresina já conta com medicamento capaz de reverter, em um curto espaço de tempo, o quadro de pacientes que apresentam infarto agudo do miocárdio.

O medicamento, conhecido como Metalyse, possui alto custo no mercado. Atualmente, apenas uma ampola deste custa em torno de 4 mil reais e a sua utilização pelas ambulâncias do SAMU tem a aprovação dos teresinenses.
Imagem: DivulgaçãoAtendimento Samu(Imagem:Divulgação)Atendimento Samu

Para Maria dos Anjos, funcionária pública, “é muito importante a utilização desse medicamento pelo SAMU, porque embora seja caro, atende às nossas expectativas, podendo vir a salvar uma vida”.

Na madrugada de ontem (20), o senhor com as iniciais A.S.S., morador da Vila São Francisco do Norte, de 73 anos de idade, foi um dos beneficiados com este medicamento. Ele apresentava dor torácica e estado típico de infarto agudo do miocárdio, tendo o seu quadro revertido após a administração do remédio pela equipe do SAMU.

O enfermeiro do SAMU Valério Azevedo descreve o atendimento: "foram utilizados os protocolos recomendados pela American Heart Association do ACLS (Suporte Avançado de Vida Cardiovascular), medicação para controle da dor, bem como suporte de oxigênio. Posteriormente, foi aplicado o Metalyse, tendo o paciente apresentado melhora em seu quadro clínico de forma significativa e célere.”

Valério Azevedo informou ainda que as ambulâncias de suporte avançado são equipadas com eletrocardiógrafos cujos exames são laudados por cardiologistas do Hospital do Coração de São Paulo – SP, procedimento que é realizado entre 3 a 5 minutos. Ao ser estabelecido o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio, é aplicado um checklist que estabelece a aptidão do paciente para receber esse trombolítico (Metalyse).

Cumpre informar que o SAMU de Teresina exerce papel relevante perante a sociedade piauiense, estando incumbido da missão de prestar socorro às pessoas em casos de urgência e emergência. Atualmente, conta com a frota de 10 ambulâncias básicas, 03 avançadas e 02 motolâncias que realizam cerca de 100 a 140 ocorrências por dia.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.