Fechar
GP1

Teresina - Piauí

SAMU de Teresina realizou mais de 21 mil atendimentos neste ano

A pesquisa verificou ainda a quantidade de trotes, ligações falsas que ocasionaram o deslocamento indevido de ambulância.

A estatística do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina revelou que, de janeiro a julho de 2016, foram realizados 21.484 atendimentos com deslocamento de ambulância. As ocorrências correspondem a casos de urgência clínica, obstétrica, psiquiátrica, acidentes de trânsito, mal súbito, agressão física, queda, afogamento, choque elétrico, envenenamento, queimadura e ainda transferência inter-hospitalar.

A pesquisa verificou ainda a quantidade de trotes, ligações falsas que ocasionaram o deslocamento indevido de ambulância. Somente nos primeiros sete meses deste ano foram 25 trotes para o serviço de atendimento. De acordo com Marcelo Benício, diretor geral do SAMU Teresina, os trotes prejudicam o atendimento de casos reais. O diretor faz ainda um apelo para que a população tenha a consciência de ligar apenas quando necessário.

  • Foto: Divulgação/AscomAtendimento do Samu Teresina Atendimento do Samu Teresina

O SAMU é um programa do Governo Federal, administrado pela Prefeitura de Teresina, que presta socorro em casos de urgência e emergência. Atualmente, dispõe de 08 ambulâncias básicas, 03 ambulâncias avançadas, 02 motolâncias, que são motos pilotadas por técnicos de enfermagem e 01 central de regulação, local que reúne profissionais telefonistas, médicos reguladores e rádio-operadores que se comunicam constantemente com as ambulâncias através do sistema de rádio.

"Quando a população liga para o número 192 a ligação cai na Central de Regulação, que funciona 24horas, todos os dias da semana. A equipe médica reguladora que trabalha nessa Central decidirá se é necessário o envio de uma ambulância básica ou de uma avançada para o local solicitado ou, ainda, se apenas faz orientação médica por telefone. É por isso que é necessário que o solicitante esteja próximo do paciente para repassar informações importantes ao médico.", finaliza Marcelo Benício.

Socorro Peres, que trabalha como autônoma, avaliou positivamente o atendimento prestado pelo SAMU. "Infelizmente precisei do SAMU para socorrer minha sogra de 80 anos. O bom atendimento começou pelo telefone. A atendente pegou todos os meus dados e em seguida me passou a um médico, que me deu as coordenadas de como agir com a paciente até a chegada da ambulância. Hoje quero agradecer aos socorristas pelo atendimento prestado, cordialidade, agilidade e paciência, assim como pelo atendimento por telefone", conta.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.