Fechar
GP1

São Miguel do Tapuio - Piauí

SDR entrega trator e equipamentos agrícolas para famílias no Piauí

A aquisição dos equipamentos recebeu investimentos da ordem de R$ 116.829,00, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Júlio César.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, por meio de sua superintendente, Patrícia Vasconcellos, entregou, neste sábado, mais um kit com equipamentos agrícolas para famílias de produtores rurais. A comunidade Melancia, localizada no município de São Miguel do Tapuio, foi a beneficiada da vez, recebendo um trator e uma batedeira.

A aquisição dos equipamentos recebeu investimentos da ordem de R$ 116.829,00, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Júlio César, e executada pelo Governo do Estado através da SDR.

Na oportunidade, a superintendente ressaltou aos representantes da associação de moradores e lideranças locais, a importância da parceria para o uso do equipamento, que ainda incluem grade aradora, uma carreta e uma roçadeira hidráulica. “ Vocês são os responsáveis pela elaboração do regimento para regularizar a utilização de todo o equipamento, com acompanhamento da associação e do governo do estado, por meio da SDR”, explicou Patrícia.

  • Foto: Divulgação/AscomEntrega simbólica no Parque Dirceu Arcoverde na última sextaEntrega simbólica no Parque Dirceu Arcoverde na última sexta

Para Evandro Cardoso, presidente da associação de moradores de Melancia, os equipamentos são uma conquista sem precedentes para a comunidade. “Estamos muito felizes. As máquinas irão ajudar na produção da gente, da nossa comunidade. A gente precisa do trator e dos outros equipamentos para gradear a terra, bater feijão, milho, carregar mandioca e madeira se precisar “, comentou Evandro.

O secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, que participou da entrega simbólica dos equipamentos na última sexta-feira (16), no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, ressaltou o esforço do Estado para garantir a entrega destes equipamentos para a comunidade e a importância destes para a agricultura familiar. "A entrega destes equipamentos possibilidade uma contínua modernização da agricultura familiar. Além de reduzir os esforços braçais, tais equipamentos permitem o cultivo de áreas maiores e áreas permanentes. Isso significa um aumento da renda para os agricultores e a fixação das áreas de cultivo, onde o agricultor familiar passa mais tempo cultivando uma mesma área, o que, por consequência, significa uma redução do impacto ambiental”, pontuou.

A SDR, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), providenciará a elaboração do regimento de uso e manutenção destes equipamentos, além de fornecer capacitação para os agricultores da região para o uso correto de cada uma das máquinas.

A entrega do maquinário tem como objetivo promover a mecanização da agricultura familiar como estratégia de inclusão produtiva, incentivando o processo de organização e a geração de renda. Kits semelhantes foram entregues anteriormente nos municípios de Oeiras, Picos e Madeiro. As próximas cidades a serem beneficiadas serão Jaicós e Buriti dos Lopes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.