Fechar
GP1

Piauí

Sebrae divulga resultado da etapa estadual do Prêmio Mulher de Negócios

No Piauí, 156 mulheres concorreram neste ciclo do prêmio, em três categorias: Pequenos Negócios, Produtora Rural e Microempreendedora Individual.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, divulgou esta semana o resultado da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios – Ciclo 2014. A premiação reconhece mulheres que transformaram seus sonhos em realidade, e cuja vida é exemplo para tantas outras mulheres que sonham empreender.

No Piauí, 156 mulheres concorreram neste ciclo do prêmio, em três categorias: Pequenos Negócios, Produtora Rural e Microempreendedora Individual.
Imagem: Misael MartinsMarcilene Lusia Barbosa(Imagem:Misael Martins)Marcilene Lusia Barbosa
“Foram 156 belas histórias, que nos comoveram e ao mesmo tempo nos encheram de orgulho. Em cada relato, encontramos mulheres de força, coragem e determinação, que fizeram de seus pequenos empreendimentos grandes casos de sucesso. São lições de vida para que cada vez mais mulheres acreditem no seu sonho e encarem o desafio de empreender”, afirma a gestora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios no Piauí, Luzinete Fontenele.

Na categoria Pequenos Negócios, concorreram proprietárias de micro e pequenas empresas, estabelecidas formalmente no mercado há, no mínimo, um ano. A vencedora estadual foi a empresária Maria de Fátima Pereira de Sousa, da Beleza & Cia, de Teresina.

Fátima começou a trabalhar aos 12 anos, vendendo salgadinhos. Depois fez um curso de manicure e seguiu nessa profissão até os 17 anos, quando decidiu estudar para concurso. Até os 23 anos foi funcionária pública federal, desligando-se do órgão em que atuava para ser revendedora de cosméticos. Envolvida no segmento de estética, nasceu a Beleza & Cia, que atualmente conta com uma carteira de 25 mil clientes. Inovação é um dos pilares da empresa, que avança cada vez mais no mercado.

“Hoje somos uma marca reconhecida não só no Piauí, mas também em outros Estados. Busco sempre inovar. Conheço cada canto da minha empresa. E invisto muito no capital humano. Afinal, tudo que somos hoje é resultado do trabalho em equipe, e de muito planejamento. Acredito que poderemos ir sempre mais longe”, destaca Fátima Sousa.

As mulheres que exploram atividades agrícolas, pecuárias e/ou pesqueiras nas quais não são alteradas a composição e as características do produto in natura, estabelecidas formalmente no mercado há, no mínimo, um ano concorreram como Produtora Rural. Nessa categoria, a vencedora foi a empreendedora Marcilene Lusia Barbosa, da Comunidade de Várzea Queimada, município de Jaicós, no sul do Piauí.

Marcilene trabalha com trançado na palha de carnaúba, atividade que exerce há anos, não só para ajudar no orçamento familiar, mas para garantir a própria sobrevivência.

“No começo, o que eu ganhava era muito pouco. Em 2011, um grupo de mulheres da comunidade fundou uma associação. Mas o trabalho em grupo não foi tarefa fácil, já que muitas não acreditavam que podíamos chegar mais longe. Lutei para não deixar morrer a tradição centenária da nossa comunidade e deu certo. Em 2012, fomos selecionadas no Projeto A Gente Transforma, e tudo começou a mudar. Hoje, temos uma renda melhor e vivemos com mais qualidade”, conta Marcilene.

Na categoria Microempreendedora Individual concorreram mulheres que trabalham por conta própria, que têm seu empreendimento legalizado, com faturamento máximo anual de até R$ 60 mil por ano, e não participam de outra empresa como sócias ou titulares. A vencedora estadual foi a empreendedora Olívia Maria Alves de Pinho Rodrigues, do Centro de Artes Marciais, com sede em Parnaíba, no litoral do Piauí.

A trajetória de sucesso de Olívia começou por conta de sua grande paixão pelo Taekwondo. “Sou envolvida com essa arte marcial desde os dez anos e percebi que Parnaíba era carente de espaços para a prática desse esporte. Em 2012, resolvi abrir uma academia, num ponto bem pequeno, pois precisava medir a receptividade do público, antes de apostar todas as fichas nesse negócio”, comenta Olívia.

Em pouco tempo, o Centro de Artes Marciais já ocupava um espaço bem maior e se tornou a única academia da cidade a formar alunos pela Federação e Confederação Brasileira de Taekwondo, sendo referência na região.

“Os caminhos do empreendedorismo têm suas pedras e nós levamos muitos tombos. Em muitos momentos tive vontade de desistir. Mas uma força me fez continuar e chegar até aqui”, acrescenta Olívia.

As vencedoras estaduais concorrem na fase nacional do prêmio, cujo resultado será divulgado em março de 2015.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.