Fechar
GP1

Piauí

Sebrae no Piauí ofertará a solução Ferramentas de Gestão Avançada

O público-alvo da ferramenta é pequenas empresas, com mais de dois anos de atuação ou que já tenham ultrapassado a fase inicial de estabelecimento no mercado.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, disponibilizará mais uma solução de gestão empresarial. Ferramentas de Gestão Avançada, FGA, é uma metodologia inovadora que promove a implantação de um modelo de gestão baseado em indicadores e metas, bem como o acompanhamento sistemático da execução e dos resultados.

A aula inaugural do programa acontecerá hoje (29), na zona leste da capital. A capacitação prossegue amanhã (30) e sábado (31), com a realização do Workshop de Estratégias, no qual serão abordados temas como administração estratégica e características do mercado.

O público-alvo da ferramenta é pequenas empresas, com mais de dois anos de atuação ou que já tenham ultrapassado a fase inicial de estabelecimento no mercado, e que possuam estrutura gerencial e operacional avançada, como: atividades separadas em departamentos e funcionários alocados para função específica.

“A FGA é um modelo de gestão com acompanhamento por meio do plano empresarial, realizado por especialistas e pelo próprio gestor do negócio, a fim de alinhar e alavancar as estratégias de crescimento. Possui a duração de até 14 meses, com o desenvolvimento do programa em etapas”, comenta a gestora do Programa Sebrae para Empresas Avançadas, Sebrae Mais, Jonice Escórcio.

ETAPAS FGA

Na primeira fase, é realizado o Autodiagnóstico de Gestão, no qual o empresário preenche um questionário baseado no Modelo de Excelência em Gestão, MEG, da Fundação Nacional da Qualidade, FNQ. O Sebrae realizará uma visita de avaliação para verificar o nível de gestão da empresa, apontando pontos fortes e oportunidades de melhoria.

Na segunda etapa é desenvolvido o Plano Empresarial, no qual são definidas as estratégias, objetivos, indicadores-chave e metas para a empresa. Essa fase tem duração de 60 dias e é dividida entre workshops em grupo e consultorias nas empresas.

O terceiro momento é a Gestão de Resultados. Durante oito meses, os participantes praticarão o estabelecimento de estratégias nas áreas de finanças, marketing, operações/processos e recursos humanos. Esta etapa é composta de quatro workshops em grupo para alinhamentos conceituais, consultorias nas empresas, encontros empresariais e reuniões mensais de avaliação de resultados.

A última fase é o Novo Ciclo do Plano Empresarial. Nesta etapa espera-se que um novo modelo de gestão já esteja implantado e em funcionamento no empreendimento. É a hora de apresentar resultados e fazer uma revisão estratégica de tudo que foi definido durante as etapas anteriores, a fim de realinhar objetivos para o próximo ciclo do plano empresarial. Serão dois meses de workshops e consultorias.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.