Fechar
GP1

Piauí

Sebrae realizará atividades do JEPP em Parnaíba

A Escola Arco-Íris iniciou juntamente com a Escola do Sesi. Este ano, a Escola Crescer adotou a metodologia, beneficiando os alunos do Ensino Fundamental.

Entre os dias 04 e 06 de fevereiro, professores da Escola Integrada do Serviço Social da Indústria, Sesi, com sede em Parnaíba, participarão do curso Estratégias Vivenciais Educacionais.

O treinamento tem como objetivo oferecer formação complementar para esses profissionais que aplicam a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, JEPP, solução que faz parte do Programa de Educação Empreendedora, executado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.

“A Escola do Sesi aderiu ao programa há dois anos, quando todos os professores foram capacitados para aplicar a metodologia do JEPP. Agora faremos uma atividade de formação continuada para que os resultados sejam cada vez mais positivos”, declara a gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae no Piauí, Esther Kellirany.

Em Parnaíba, outras duas escolas também aderiram ao programa. A Escola Arco-Íris iniciou juntamente com a Escola do Sesi. Este ano, a Escola Crescer adotou a metodologia, beneficiando os alunos do Ensino Fundamental.

“No mesmo período do curso de formação complementar, realizaremos também uma solenidade de entrega dos livros do JEPP para os alunos dessas escolas. A ideia é destacar a importância e abrangência desse programa”, acrescenta Esther.

A diretora da Escola Crescer, Milene Guerra, comenta que conheceu o JEPP por meio de um amigo professor e resolveu procurar o Sebrae. “O JEPP é um programa muito interessante, que tem uma metodologia bastante avançada. A minha expectativa é que na prática seja ainda melhor. Toda a minha equipe está super motivada e esperamos ter bons resultados com a aplicação do programa”, ressalta.

Milene conta que antes de fundar a Crescer, teve a oportunidade de trabalhar com empreendedorismo no Rio de Janeiro e viu que esse estudo promove uma mudança de comportamento nas pessoas. “O empreendedorismo melhora as relações entre as pessoas e a auto-estima, incentivando cada um a ser melhor”, finaliza Milene.

O JEPP


O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos, JEPP, tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora entre crianças e jovens do Ensino Fundamental, de escolas das redes pública e particular. A ideia é despertar e fortalecer o espírito empreendedor, incentivando o protagonismo juvenil e a busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho ou da criação de negócios próprios.

A metodologia do JEPP é vivencial e semi-aberta e proporciona à escola e aos professores a oportunidade e liberdade de fazer adequações do tema, de forma a contextualizar eficazmente o curso à realidade local e dos alunos.

Para melhor entendimento da metodologia, o JEPP favorece a participação da comunidade dentro da escola, ao mesmo tempo em que contribui com o contexto social e ambiental local. A participação pode acontecer de diferentes formas: a comunidade escolar pode auxiliar os professores no desenvolvimento das atividades com os alunos, e na confecção dos produtos das respectivas oficinas propostas em cada ano do Ensino Fundamental. Podem ainda contribuir para com a doação de diversos materiais, que, em boa parte dos locais, são descartados como lixo, tais como: garrafa PET, retalhos de tecido, entre outros.

“Como parte das atividades do JEPP são realizadas também pequenas feiras, onde os alunos divulgam e comercializam os produtos criados nas oficinas. Os pais participam ativamente dessas feiras, sendo um momento de grande integração entre a família, a escola e a comunidade em geral. Nessas atividades, os alunos vivenciam a realidade do dia-a-dia de um pequeno negócio”, explica Esther Kellirany.

O programa apresenta dois eixos centrais: estímulo ao comportamento empreendedor e orientação para o plano de negócios, com aprofundamento gradual; além de quatro temas transversais: cultura da cooperação e da inovação, ecosustentabilidade, ética e cidadania.

Cada ano do Ensino Fundamental possui um material específico, nos quais são trabalhados diversos temas como: O Mundo das Ervas Aromáticas; Temperos Naturais; Oficina de Brinquedos Ecológicos; Locadora de Produtos; Sabores e Cores; Eco Papelaria; Artesanato Sustentável; Empreendedorismo Social; e Novas Ideias, Grandes Negócios.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.