Fechar
GP1

Saúde

Secretaria capacita profissionais do Mais Médicos

Este ano, o Piauí já registrou 504 casos novos de hanseníase, destes 209 paucibacilares (forma inicial da doença) e 295 multibacilares( forma grave da doença).

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação de Doenças Transmissíveis (DT) vai realizar, nos dias 26 e 27 de agosto uma capacitação em diagnóstico e tratamento em Hanseníase. O público alvo são profissionais do Programa Mais Médicos residentes nos Territórios Entre Rios e do Vale dos Rios Piauí e Itaueira. O evento vai acontecer no Diferencial Buffet, em Teresina.

"O objetivo é capacitar profissionais da atenção básica objetivando avançar no diagnóstico precoce e orientá-los quanto à necessidade de uma assistência integral e de qualidade ao paciente, evitando a progressão da doença que tem como principal consequência a incapacidade física", afirma a supervisora de Hanseníase da Sesapi, Eliracema Alves.

Este ano, o Piauí já registrou 504 casos novos da doença, destes 209 paucibacilares (forma inicial da doença) e 295 multibacilares( forma grave da doença).

A Hanseníase é uma doença infecto contagiosa, crônica de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante. Entre os sintomas estão manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade.

A transmissão se dá quando a pessoa elimina o bacilo por meio das vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros). O tratamento é ambulatorial com medicamentos como a rifampicina, dapsona e clofazimina.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.