Fechar
GP1

Piauí

Secretaria de Educação de Picos decide cumprir o calendário escolar

Previsto anteriormente para ser encerrado no dia 2 de dezembro, ano letivo seguirá até 19 deste mês.

Após denúncias de tentativa de fraude no calendário escolar, a Secretaria Municipal de Educação de Picos recuou e decidiu estender o ano letivo até o próximo dia 19 de dezembro. Com isso, a carga horária mínima anual de 800 horas aulas, distribuídas por um mínimo de 200 dias letivos, estará cumprida conforme reza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Imagem: José Maria Barros/GP1Secretaria Municipal da Educação estende calendário escolar(Imagem:José Maria Barros/GP1)Secretaria Municipal da Educação estende calendário escolar
A princípio, a Secretaria Municipal da Educação havia antecipado o final do ano letivo para o dia 2 de dezembro. Mas, ao mesmo tempo, determinado aos professores que preenchessem o diário de classe como se tivessem realizado aulas até 22 de dezembro.

A tentativa de fraude foi denunciada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (Sindserm) e o impasse terminou no Ministério Público Estadual.
Imagem: José Maria Barros/GP1 Profesores debatem novo calendário escolar(Imagem:José Maria Barros/GP1) Profesores debatem novo calendário escolar
Na quarta e na quinta-feira da semana passada, representantes do Sindserm, da Câmara de Vereadores e da Secretaria Municipal da Educação, reuniram-se com a representante do Ministério Público para discutir o impasse. Ao final das duas reuniões chegou-se a um consenso e o calendário escolar foi estendido até o dia 19 de dezembro.

Circular
Imagem: José Maria Barros/GP1Assembleia discute novo calendário escolar de Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Assembleia discute novo calendário escolar de Picos

Na última terça-feira, 23, a supervisora de ensino da Secretaria Municipal da Educação, Roseli Moura Luz, assinou uma circular e enviou a todas as escolas da rede pública de ensino de Picos. No documento ela comunica que o ano letivo seguirá até o dia 19 de dezembro.

A tentativa de fraude por parte da Secretaria Municipal da Educação e o consequente recuo após denúncia no Ministério Público, foi alvo de debate durante assembleia geral extraordinária realizada pelo Sindserm na tarde da última terça-feira, 23.

Professores presentes à assembleia demonstraram preocupação com o cumprimento do novo calendário escolar, tendo em vista o desinteresse da Secretaria Municipal da Educação em oferecer o apoio para que os alunos permaneçam em sala de aula. Os educadores temem que a evasão seja alta, tendo em vista que o período de provas se encerra essa semana e ainda não há a garantia de merenda para os estudantes.

Fátima Sá

Presente a reunião no Ministério Público, a vereadora Fátima Sá (PSDB) disse que o descaso com a escola pública só acontece em razão de que lá só estudam filhos de pobres. Segundo a parlamentar, até mesmo os filhos dos professores da rede municipal de ensino em sua maioria estudam em escolas particulares.
Imagem: José Maria Barros/GP1Vereadora Fátima Sá denuncia caos na escola pública(Imagem:José Maria Barros/GP1)Vereadora Fátima Sá denuncia caos na escola pública

“Se os filhos dos vereadores, dos deputados, dos senadores, dos prefeitos, dos professores estudassem em escola pública, a situação seria completamente diferente. Como lá só estudam filhos de pobres, quase ninguém se interessa pela qualidade do ensino” – denunciou a vereadora Fátima Sá. 

O Sindserm convocou os pais de alunos, professores e membros da sociedade civil organizada, para fiscalizarem se a Secretaria Municipal da Educação vai oferecer as condições mínimas para que o calendário escolar seja cumprido conforme o que determina a lei. Caso isso não ocorra, as pessoas devem denunciar o caso ao Ministério Público Estadual para as providências cabíveis.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.