Fechar
GP1

Piauí

Secretaria de Saúde de Timon consegue aprovação para contratação de 91 Agentes de Saúde

Na reunião da CIB, foram discutidas também as redes de cuidado para as pessoas com deficiência e a Política Nacional a Atenção Integral da Saúde Prisional (PNAIST).

O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, e equipe da superintendência de saúde de Timon estiveram em São Luís na terça-feira (18) para mais uma reunião ordinária da Comissão dos Intergestores Bipartite (CIB). O intuito era conseguir a aprovação do projeto 194274/14, que solicita a implementação de mais 91 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no município.

A Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) é um fórum de negociação entre os municípios e estado na operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS). Timon atualmente possui áreas descobertas, ou seja, regiões que não têm assistência continuada dos ACS e atenção básica. Para resolver a questão da carência de agentes, a Prefeitura de Timon, na pessoa do secretário de saúde, tem dialogado e finalmente conseguiu a aprovação para contratação de mais 91 agentes na CIB.
Imagem: DivulgaçãoSecretaria de Saúde consegue aprovação para contratação de 91 Agentes de Saúde(Imagem:Divulgação)Secretaria de Saúde consegue aprovação para contratação de 91 Agentes de Saúde
O projeto agora será encaminhado para o Ministério da Saúde para aprovação. Depois de autorizado, ficará a cargo da Prefeitura de Timon decidir por concurso público ou processo seletivo. “A atenção básica é a porta de entrada para os tratamentos de saúde. Entendemos que é muito importante a presença dos ACS nas equipes de Estratégia de Saúde da Família para fazer o trabalho preventivo”, relembrou o secretário.

Na reunião da CIB, foram discutidas também as redes de cuidado para as pessoas com deficiência e a Política Nacional a Atenção Integral da Saúde Prisional (PNAIST). Segundo o secretário, em breve a Prefeitura vai aderir ao programa e implantar tais serviços nos presídios de Timon.

Os benefícios para a população na área da saúde serão consideráveis, desde uma melhor assistência, a um mapeamento e observação das necessidades em saúde mais avançado, visto que o ACS é responsável pelo acolhimento, cadastramento de famílias, visitas domiciliares, além de trabalhar a educação em saúde e outros serviços importantes para a melhoria da saúde.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.