Fechar
GP1

Piauí

Secretaria de Saúde de Timon realiza oficina sobre DST"s

Radialistas de Timon participaram da oficina

 A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), por intermédio da Coordenação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e HIV, realizou nesta sexta-feira (28) uma oficina sobre HIV com os radialistas de Timon no auditório do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O intuito da reunião era informar os profissionais de comunicação sobre os últimos avanços, dados e serviços disponibilizados na rede de saúde do município.
Imagem: DivulgaçãoOficina de Saúde com radialistas(Imagem:Divulgação)Oficina de Saúde com radialistas
Luzivane Sousa, psicóloga do aconselhamento e testagem de HIV e fundadora do grupo de adesão de Timon, ministrou a palestra, detalhando as formas de prevenção disponíveis, como funciona o teste rápido e como é o processo de tratamento. “Na nossa cidade, o serviço que existe para prevenção e tratamento do HIV funciona plenamente. Agora toda a nossa rede de unidades de saúde terá o teste rápido disponível para a população. Não precisa de encaminhamento médico, basta o paciente solicitar”, esclareceu.
 
Quando o paciente é constatado com soropositivo ele é encaminhado, após acolhimento e aconselhamento, para o Serviço de Atendimento Especializado (SAEH). A partir de então, ele será medicado, acompanhado por um médico infectologista, e receberá todos os medicamentos necessários gratuitamente.
 
“Um dos problemas que enfrentamos é de adesão do tratamento. E existem pacientes que aderem, fazem o tratamento corretamente. Mas, existem outros que não tomam medicamento diariamente e não vêm ao médico na regularidade que deveria. São muitas as alegações, dentre elas a dificuldade de deslocamento e o medo de que a vinda regular faça que alguém desconfie de que o paciente seja soropositivo”, relata a Coordenadora do DST’s HIV, Cristina Alves.
 
O radialista Sebastião Oliveira, apresentador na Rádio Novo Tempo, participou da oficina e destacou a importância de ações como essa. “Tenho muitas dúvidas e acredito que o público também. Existem muitas interrogações que podemos esclarecer no ar”, reforçou.
 
O teste rápido de HIV em breve estará disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS). O objetivo é aumentar o número de testes e facilitar para que as pessoas façam o teste pelo menos uma vez ao ano. No dia 1º de dezembro, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao HIV, para isso a SEMS está desenvolvendo várias ações para divulgação e aplicação de testes.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.