Fechar
GP1

Saúde

Secretaria de Saúde do Estado realiza capacitação sobre suicídio

As atividades prosseguem até a tarde de hoje (22) no auditório da IV Coordenação Regional de Saúde. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do Comitê de P

Teve início na manhã desta quinta-feira, 21 de novembro, o III Módulo do Curso de Formação Continuada em Crise Vital, que desta vez tem o tema “Prevenção ao Suicídio”. As atividades prosseguem até a tarde de hoje (22) no auditório da IV Coordenação Regional de Saúde. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do Comitê de Prevenção de Suicídio.

O III Módulo iniciou com a participação do coordenador do Comitê, Vinícius Oliveira, que na oportunidade trouxe uma reflexão sobre a saúde a partir da história e também da importância da educação popular. Em seguida a psicóloga, Amparo Oliveira, falou do Bulling nas Redes Sociais, onde apresentou o ciberbulling e suas implicações com base em casos atuais.
Imagem: Divulgação Secretaria de Saúde do Estado realiza capacitação sobre suicídio (Imagem:Divulgação )Secretaria de Saúde do Estado realiza capacitação sobre suicídio

Ainda dentro da programação, o teólogo Flávio Silva fez uma apresentação do Centro de Valorização da Vida (CVV), que é uma entidade sem fins lucrativos, sem vínculo a qualquer religião ou tendência política, formado por voluntários que oferecem um serviço gratuito de apoio emocional, procurando valorizar a vida e prevenindo o suicídio. “Este trabalho voluntário está disponível em Teresina há 26 anos e está à disposição da população através de atendimento telefônico pelo número 3222-0000, bem como através de atendimento pessoal no próprio Posto do CVV”, afirma o teólogo.

Flávio Silva falou ainda do Grupo de Apoio Contato Esperança (GRACE), que tem o objetivo de ajudar pessoas em conflito e que estão desestimuladas de viver, através de uma equipe compromissada.

Já na manhã desta sexta-feira, 22, a psicóloga Patrícia Moreira levou a temática do comportamento suicida, através da palestra: Suicídio e os Transtornos Mentais. No período da tarde está previsto a palestra da psicóloga Valéria Alcântara com os seguintes temas; A Rede de Saúde Mental e a Assistência a pessoas com ideação suicida, Plano Nacional de Prevenção ao Suicídio e a Abordagem a pessoa com ideação suicida.

COMITÊ DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

A proposta de criação de um comitê de enfrentamento do suicídio foi aprovada durante o I Simpósio sobre Suicídio realizado pela Sesapi em setembro, cujo objetivo é desenvolver ações preventivas para o problema, dado as altas estatísticas no Estado e especialmente na capital.

De acordo com o coordenador, Vinícius Oliveira, o grupo trabalha em diversas frentes, tanto na prevenção quanto no acompanhamento de casos. "Atuamos de forma organizada, estabelecemos ações. O Piauí é pobre em registros. Não há notificação de casos em hospitais, clínicas, CAPS. A ideia é desenvolver ações em escolas, hospitais, empresas, grupos de risco", explica Vinícius.

O Comitê é composto por diversos representantes de instituições do Estado. “Atualmente estamos promovendo o curso de Formação, visando capacitar os profissionais envolvidos na rede de assistência psicossocial para o enfrentamento, bem como a sistematizar e elaborar um protocolo de atuação”, relata o coordenador.

O Comitê atualmente funciona na VI Regional de Saúde, na Rua Jiló, 3317 Vila São Raimundo, localizada por trás da garagem da Empresa Guanabara.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.